Pular para o conteúdo

Mercado Livre fecha patrocínio ao tenista João Fonseca

Com o acordo, empresa se junta a XP Investimentos, On, Yonex e Rolex na lista de parceiros do atual número 24 do mundo

João Fonseca ganhou patrocínio do Mercado Livre - Divulgação

João Fonseca é o novo patrocinado do Mercado Livre - Divulgação

O Mercado Livre é o novo patrocinador do tenista João Fonseca, considerado um dos principais nomes da nova geração do esporte brasileiro e que teve uma temporada de 2025 meteórica, alcançando o posto de número 24 do ranking mundial da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP).

Além de conquistar alguns Challengers, o carioca de 19 anos ergueu duas taças em nível ATP, em Buenos Aires (ARG), um ATP 250, e em Basel (SUI), um ATP 500.

“Estamos muito felizes em anunciar que agora o João faz parte do time Mercado Livre”, afirmou Iuri Maia, diretor de estratégia de marca do Mercado Livre.

“Ele representa exatamente o que acreditamos como marca: um talento brasileiro com potencial global, querido pelo público e com uma história que inspira todas as gerações”, acrescentou o executivo.

Acordo “antecipado” por Ronaldo

Nesta quarta-feira (3), em seus stories no Instagram, o ex-atacante Ronaldo, que é embaixador do Mercado Livre e apaixonado por tênis, deu a dica de que João Fonseca seria o próximo patrocinado pela empresa, com uma referência à promessa revelada pelo tenista de que rasparia o cabelo se conseguisse um título em um dos últimos torneios do ano. Como levantou a taça em Basel, João disse que teria que cumprir o que havia prometido à própria equipe técnica.

No story, Ronaldo lembra da Copa do Mundo de 2002, quando usou um corte de cabelo ao estilo “Cascão” e foi pentacampeão mundial com a seleção brasileira. Além do título, ele foi o artilheiro daquele Mundial com 8 gols, dois deles marcados na final contra a Alemanha, que foi vencida pelo Brasil por 2 a 0.

Story de Ronaldo no Instagram “antecipando” o acordo entre Mercado Livre e João Fonseca – Reprodução / Instagram (@ronaldo)

A campanha de lançamento do patrocínio, criada pela agência GUT, reforça a mensagem “A gente entrega o que o João precisa pra ele entregar tudo pelo Brasil” e convida o público a acompanhar o vídeo da ação, no qual João recebe uma entrega do Mercado Livre e retira de dentro justamente uma máquina de raspar o cabelo.

Pouco mais tarde, o tenista respondeu a Ronaldo, também nos stories do Instagram, dizendo “Calma que já já vem coisa legal aí”.

Story de João Fonseca “respondendo” à postagem de Ronaldo – Reprodução / Instagram (@joaoffonseca)

Parceria

João Fonseca, que alcançou uma posição suficiente no ranking para ser cabeça de chave no primeiro Grand Slam da temporada 2026, o Australian Open, que será disputado em meados de janeiro, destacou a importância do apoio do Mercado Livre para sua carreira.

“É muito especial estar ao lado de uma marca como o Mercado Livre, que está no dia a dia de tantos brasileiros. É o início de uma relação que já começou de uma maneira muito criativa e está me motivando a ir com ainda mais confiança para a nova temporada”, comentou o tenista.

Com o patrocínio, o Mercado Livre busca ter maior presença no tênis, mantendo a estratégia de estar ligado a segmentos como esporte, entretenimento e música. A iniciativa também tenta promover uma maior aproximação com a Geração Z, que acompanha a carreira de João Fonseca.

Pelo lado do tenista, a chegada do Mercado Livre se soma a um portfólio que também conta com XP Investimentos, On, Yonex e Rolex.

Atualização

O vídeo da campanha, produzido pela agência GUT, foi publicado pouco depois da reportagem da Máquina do Esporte ir ao ar. Assista abaixo: