Patrocinadores de Wimbledon apostam em conexão, sustentabilidade e IA para atrair público

Quadra central do All England Lawn Tennis & Croquet Club, onde Wimbledon é disputado - Reprodução / Instagram (@wimbledon)

Segundo a Generation Logistics, empresa de logística que atua no Torneio de Wimbledon, ao final da competição, o público terá consumido 317 mil copos de Pimms (coquetel londrino muito popular) e 200 mil tigelas de morangos com creme (sobremesa símbolo do evento).

Os morangos com creme e os Pimms são duas das tradições do Grand Slam londrino que se juntam às filas para compra de ingressos na véspera dos jogos e aos códigos de vestimenta branca, que são os mais rígidos do circuito internacional de tênis.

Há também grandes restrições para os patrocinadores do torneio, cujos logotipos são pouco visíveis nos painéis ao redor da quadra de jogo. Isso faz parte dos esforços do All England Lawn Tennis and Croquet Club (AELTC na sigla em inglês) de não comercializar abertamente as quadras.

Com isso, a principal forma de os parceiros comerciais promoverem sua associação com um dos eventos de maior prestígio do esporte britânico é através dos serviços que prestam ao torneio e aos torcedores. Essa limitação não desencorajou as marcas de fazer parceria com Wimbledon, que atualmente possui uma grande lista de patrocinadores, vários dos quais estão ligados à competição há décadas.

O mais antigo é a Slazenger, fornecedora de bolas desde 1902. Entre os novos patrocinadores na era aberta, quem está há mais tempo é a IBM, parceira de tecnologia desde 1990. A elas se juntam, entre outros, o champanhe Lanson (2001), a grife Ralph Lauren (2006), a água Evian (2008), o café Lavazza (2011), a Jaguar (2015), os destilados Pimm’s (2017), a American Express (2019), os celulares Oppo (2019), o gim Sipsmith (2021), a operadora de telefonia Vodafone (2022), as raquetes Babolat (2022) e o banco Barclays (2023).

Veja abaixo algumas das principais ativações que haverá no complexo onde acontece o Torneio de Wimbledon.

Barclays

Este ano o Barclays faz sua estreia no torneio, substituindo o HSBC como banco oficial de Wimbledon. Para isso, investirá cerca de £ 20 milhões por ano.

Para ativar o patrocínio, a instituição financeira criou o Barclays Clubhouse que conta, entre outras coisas, com um simulador no qual o público tem a chance de tentar devolver o saque do norte-americano Frances Tiafoe, um dos mais potentes do circuito internacional, décimo colocado do ranking mundial e embaixador do Barclays.

Os fãs também terão direito a degustar sucos de graça em um bar montado pela empresa, embora as bebidas não sejam da marca Robinsons, que encerrou parceria de 86 anos com Wimbledon em 2022.

Dentro do complexo de Wimbledon, o Barclays Fanzone contará com perguntas e respostas com estrelas do tênis, enquanto o Barclays Clubhouse Parkside será o local onde os clientes do banco terão a chance de ganhar prêmios.

A logomarca do banco também aparecerá nas cadeiras dos árbitros, substituindo Slazenger e Robinsons.

IBM

A IBM, cuja tecnologia se tornou sinônimo de Wimbledon desde que fez parceria com o evento em 1990, introduziu um recurso para este ano que permitirá aos torcedores ouçam comentários de áudio alimentados por inteligência artificial (IA). A ferramenta foi projetada para inicialmente disponibilizar mais informações para aqueles que estão acompanhando as partidas fora das quadras de exibição.

Outro recurso de IA que a IBM está lançando neste ano é a ferramenta draw analysis, que está sendo descrita como uma “primeira estatística desse tipo” que irá mapear o quanto é favorável o caminho até a final para cada jogador.

American Express

Wimbledon pode ser o mais tradicional dos torneios, mas sempre buscou novas experiências digitais para atingir o público mais jovem. Seu lançamento no Roblox em 2022 foi uma prova disso.

Neste ano, a American Express, parceiro de pagamentos do evento, está apresentando uma nova campanha “Race to Wimbledon” no Fortnite, no qual os jogadores tentarão obter o melhor tempo em um percurso com marcos famosos de Londres, morangos gigantes e raquetes de tênis.

Aqueles que superarem o tempo de quatro minutos e 45 segundos do embaixador da American Express, o escocês Andy Murray, participarão de um sorteio para uma experiência vip em Wimbledon em 2024, incluindo ingressos para a final masculina.

A American Express está patrocinando a ativação do Fortnite de Wimbledon para o torneio deste ano

Vodafone

Após a notícia de que sua embaixadora Emma Raducanu não jogaria em seu Grand Slam neste ano, a Vodafone lançou uma campanha publicitária liderada pelos campeões de cadeiras de rodas de Wimbledon, Alfie Hewitt e Gordon Reid.

Parte da campanha #FeelTheConnection da Vodafone, os dois anúncios de TV de 30 segundos destacam as jornadas dos jogadores através dos olhos de seus pais. Naturalmente, dado o papel da marca como parceiro oficial de conectividade de Wimbledon, também inclui um aceno não tão sutil ao papel do digital em manter Hewitt e Reid conectados com suas famílias enquanto viajam pelo circuito internacional.

Em seu segundo ano como patrocinadora de Wimbledon, a decisão da Vodafone de se concentrar em Hewitt e Reid também ocorre no mesmo ano em que a empresa expandiu sua competição amadora Play Your Way to Wimbledon para incluir várias categorias de deficiência.

Evian

A sustentabilidade tem sido uma área de foco crescente para o fornecedor de água de Wimbledon, que está contribuindo para o compromisso dos campeonatos de se tornarem ambientalmente positivos até 2030.

A 136ª edição do torneio testará um sistema recarregável em quadra para os competidores, que receberão suas próprias garrafas reutilizáveis ​​que podem ser enchidas durante os jogos e em áreas designadas para os jogadores, incluindo quadras de treinamento, vestiários e restaurantes.

Isso ocorre depois que a Evian, que prometeu se tornar uma marca circular até 2025, lançou seu primeiro esquema de recompensa de reciclagem em torno de Wimbledon em 2022 e instalou novas lixeiras perto do centro da cidade no ano anterior.

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