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Rio Open: Tecnologia e interatividade marcam ativações na edição de 2025

Diversos patrocinadores do evento apostaram em ações "gamificadas" para se conectarem com o público presente no Jockey Club Brasileiro

Tecnologia e interatividade são recorrentes nas ativações do Rio Open 2025 - Vans Bumbeers / Rio Open

Em 2025, assim como nas edições anteriores, o Rio Open oferece diferentes opções de entretenimento para o público do evento junto aos seus patrocinadores. Porém, neste ano, o Leblon Boulevard, área de convivência e ativações dos parceiros comerciais do torneio, traz atividades mais tecnológicas e imersivas para os fãs de tênis.

Marcas como B3, Betnacional, Claro, Engie e Shell apostaram em ativações que misturam o mundo real e o virtual para promover uma experiência diferente ao público do evento. A casa de apostas, que inclusive estreia seu patrocínio ao Rio Open neste ano, e a empresa de energia, por exemplo, trouxeram jogos em realidade virtual para as pessoas se divertirem nos estandes.

Estreante como patrocinadora do Rio Open em 2025, Betnacional decidiu apostar na tecnologia e na interatividade em seu estande – Diego Padilha / Rio Open

“Nosso objetivo é sempre oferecer experiências imersivas e personalizadas para o nosso público, utilizando a tecnologia e a inovação para tornar cada interação mais envolvente e segura. A aposta em jogos de realidade virtual e telas touch no estande do Rio Open 2025 reflete essa busca constante por inovação e personalização, criando um ambiente dinâmico e interativo”, disse João Studart, CEO da NSX Brasil, empresa responsável pela gestão da marca Betnacional, à Máquina do Esporte.

“Além disso, sabemos que a Betnacional deve se conectar com o público de forma autêntica e relevante, dentro e fora de quadra. A inclusão de influenciadores renomados e o incentivo a jogos que agregam tecnologia criam uma experiência que dialoga diretamente com um público digitalmente engajado e que valoriza novas formas de entretenimento”, acrescentou o executivo.

Claro

A Claro, por sua vez, está com um estande de 150 metros quadrados no Rio Open. Dentro dele, a operadora de telefonia montou um estúdio de podcast, atividades digitais ligadas ao tênis e uma miniquadra em que os fãs podem medir a velocidade do próprio saque, entre outras atividades interativas.

Estande da Claro no Rio Open conta com um estúdio para gravação de podcasts – Diego Padilha / Rio Open

“Não há dúvida de que as pessoas, cada vez mais, querem fazer parte e não somente assistir aos jogos. Então, por isso, as nossas interações são mais gamificadas: com nosso estande de 150 metros quadrados no Leblon Boulevard, um estúdio de podcast com grandes nomes do esporte e a Fan Zone em São Paulo, estamos ampliando essa experiência para levar o tênis para ainda mais pessoas que estão fora do evento”, comentou Ane Lopes, diretora de marketing, branding e comunicação da Claro, à Máquina do Esporte.

LEIA MAIS: Loja on-line, shopping, aeroporto, Fan Zone em SP: Rio Open cresce e “pula o muro” de vez em 2025

B3

Patrocinadora do Rio Open há quatro anos, a B3 apostou na gamificação para se conectar de uma forma mais divertida com o público do torneio. Além de um jogo virtual de tênis, a empresa também oferece brindes para quem participar da brincadeira e um espaço instagramável para as pessoas tirarem fotos no estande.

“A estratégia da B3 em utilizar a gamificação está conectada com a geração de engajamento para aproximar cada vez mais e de uma forma leve e divertida o universo dos investimentos às pessoas. O tênis é um esporte de precisão e estratégia, assim como os investimentos. Então, criar um desafio interativo que reúna esses elementos é uma forma de dialogar e proporcionar uma experiência única para o público do Rio Open”, afirmou Bruna De Caro, superintendente de marca e marketing da B3, à Máquina do Esporte

“Queremos que a presença da B3 no Rio Open vá além de um simples estande promocional e realmente agregue nos momentos inesquecíveis das pessoas que estão no evento. Nosso espaço foi pensado nessa direção, com o game, pins colecionáveis e exclusivos, e uma ativação com foto para eternizar este momento”, acrescentou a executiva.

Shell

Outra marca que trouxe uma ativação tecnológica e imersiva para o Rio Open 2025 foi a Shell. Com o objetivo de reproduzir a experiência de um jogo em duplas, a empresa montou uma miniquadra em seu estande, em que as pessoas usam raquetes reais para simular uma partida de tênis. O espaço também conta com uma máquina de pegar bolinhas, sendo que algumas unidades ainda são autografadas pelos tenistas.

Shell montou uma miniquadra em seu estande, em que as pessoas usam raquetes reais para simular uma partida de tênis – Diego Padilha / Rio Open

“A Shell patrocina o Rio Open pelo sétimo ano consecutivo, com presença crescente ao longo dos anos. Nosso objetivo com o evento é aproximar a marca Shell do público, reforçar nossos compromisso com o país, com o Rio de Janeiro e com as vidas que são impulsionadas pelo esporte, além do componente de inclusão social”, destacou Alexandra Siqueira, gerente de comunicação de marca da Shell Brasil, à Máquina do Esporte.

“Sobre nossa presença no evento, trazemos ativações no local e sempre buscamos nos aproximar do público presente de forma inovadora. Neste ano, temos mais uma vez a tradicional máquina de bolinhas da Shell, que traz algumas bolas de tênis autografadas pelos tenistas, e um estande com um visual moderno e atrativo. Contamos com um game que reproduz a experiência do jogo de tênis em dupla e gera momentos memoráveis para os que passam pelo nosso estande, estimulando o gosto pelo esporte”, finalizou a executiva.