O All England Club, organizador de Wimbledon, um dos quatro grandes torneios masculinos de tênis do mundo, obteve uma vitória na Justiça, em seu projeto para expandir a área do evento.
A ideia da organização é triplicar a estrutura, com a construção de 38 novas quadras e de um estádio com capacidade para 8 mil espectadores, na área do antigo Wimbledon Park Golf Club.
O projeto recebeu o aval da Grande Autoridade de Londres (GLA, na sigla em inglês), mas, no ano passado, o grupo ambiental Save Wimbledon Park (SWP) ingressou com ação na Justiça, contestando o empreendimento.
O argumento usado pelo SWP é de que o Wimbledon Park Golf Club seria um patrimônio listado como grau 2, o que acarretaria em restrições para seu uso.
O local foi parcialmente projetado por Lancelot “Capability” Brown, paisagista do século 18, que foi um dos grandes responsáveis por criar e difundir o estilo de jardinagem inglesa.
Por conta disso, os advogados do SWP alegam que a decisão do GLA de aprovar os planos era “irracional” e deveria ser anulada.
Mas a Suprema Corte do Reino Unido não se deixou levar pelo clamar do grupo. Na visão do juiz Pushpinder Singh Saini, que analisou o caso, o GLA “considerou adequadamente as implicações do desenvolvimento no espaço público aberto”.
Para Christopher Coombe, diretor do SWP, se a sentença for mantida, estabeleceria um precedente preocupante para o desenvolvimento indesejado de cinturão verde protegido e espaços públicos abertos em Londres e no Reino Unido.
“O All England Club certamente terá notado a considerável indignação pública sobre esse desenvolvimento, mais recentemente expressa fora dos tribunais, e continuamos esperando que eles possam ser persuadidos a se envolver construtivamente conosco, com o objetivo de alcançar uma resolução desta disputa de quatro anos”, afirmou Coombe.
“Encantada”
Já Deborah Jevans, presidente do All England Club, afirmou que a organização está “encantada” com a decisão.
“Está claro que temos uma permissão de planejamento robusta que nos permite criar uma casa permanente para a competição de qualificação de Wimbledon, além de entregar 27 acres [10,92 hectares] de um belo parque novo para a população local, fornecendo acesso público a terras que têm sido um campo de golfe privado por mais de 100 anos”, disse.
De acordo com ela, a organização de Wimbledon teria dialogado com mais de 10 mil pessoas, a respeito dos projetos para o parque.
“A grande maioria das pessoas só quer que continuemos e entreguemos os muitos benefícios oferecidos o mais rápido possível”, afirmou.
Localizado no sudeste de Londres, o Wimbledon Park Golf Club foi adquirido pelo All England Club em 2018.
O projeto de expansão do torneio de Grand Slam permitirá que 10 mil espectadores a mais, por dia, acompanhem as eliminatórias da competição.
Além disso, o público diário na quinzena principal de Wimbledon poderá chegar a 50 mil pessoas. O SWP pretende apelar da decisão.