Pular para o conteúdo

Wimbledon e IBM renovam parceria de tecnologia com foco em avanço digital através de IA

Parceria espera potencializar alcance global do torneio, bem como o engajamento dos fãs nas próximas edições

Wimbledon e IBM são parceiros há 36 anos - Divulgação

O All England Lawn Tennis Club, responsável pela realização de Wimbledon, e a IBM anunciaram a renovação da  parceria tecnológica. O novo acordo estende uma colaboração de 36 anos e tem como foco a promoção de transformação digital no tênis através de soluções de inteligência artificial (IA) e análise de dados.

A parceria tem como objetivo potencializar o alcance global do torneio e o engajamento dos fãs para as edições de 2026 e seguintes. A estratégia utiliza a plataforma “IBM watsonx” para criar ferramentas que traduzam os dados gerados em quadra em em narrativas atraentes para o público digital.

Os números recentes justificam a aposta contínua na tecnologia. Em 2025, Wimbledon registrou um crescimento de 16% no engajamento em suas plataformas digitais em comparação ao ano anterior. Ao todo, mais de 20 milhões de fãs acompanharam o torneio via site e aplicativo oficial.

O aplicativo de Wimbledon, especificamente, viu um salto de 19% em interação, mantendo uma avaliação de 4,9 estrelas (de 5) nas lojas oficiais. Recursos como a “Probabilidade de Vitória ao Vivo” e o “Chat da Partida” foram apontados como diferenciais para manter o interesse do público jovem e global.

IA

No entendimento do All England Club, a IA não é apenas uma ferramenta de suporte, mas sim o pilar para atrair as próximas gerações de entusiastas.

“À medida que procuramos atrair a próxima geração de fãs de Wimbledon de todo o mundo, as capacidades de IA da IBM serão essenciais para garantir que as nossas futuras experiências digitais sejam relevantes, personalizadas e envolventes”, destacou Usama Al-Qassab, diretor de marketing e comercial da organização.

O movimento é respaldado por dados de mercado. Uma pesquisa global realizada pela IBM em parceria com a Morning Consult revelou que 86% dos fãs de tênis veem valor em recursos baseados em IA, citando conteúdos em tempo real e destaques personalizados como fatores diferenciais para o consumo do esporte.

“Seja presencialmente em SW19 ou acompanhando de qualquer canto do mundo, centenas de milhões de fãs podem contar com recursos digitais interativos para se manterem conectados à beleza e ao drama do campeonato”, exaltou Jonathan Adashek, vice-presidente sênior de marketing e comunicações da IBM.

Com o novo contrato, a expectativa é que novas funcionalidades de IA generativa sejam integradas ao ecossistema de Wimbledon, tornando a cobertura do torneio ainda mais acessível e imersiva para o público internacional.

O Grand Slam que tem Jannik Sinner e Iga Swiatek como campeões no simples será disputado em 2026 entre os dias 29 de junho e 13 de julho.