A Women’s Tennis Association (WTA) lançou, nesta quinta-feira (27), uma nova identidade visual. A logomarca utiliza a sigla da entidade que representa o tênis feminino mundial, escrita na cor roxa (o tom exato é o Heritage Purple), com letras dispostas sobre um retângulo que sugere as proporções de uma quadra, buscando criar uma sensação de movimento e, olhando mais de perto, a sugestão de uma bola quicando.
A mudança da logomarca, a segunda realizada pela entidade desde 2020, é parte de uma série de transformações mais amplas que vêm sendo implementadas pela executiva Sarah Swanson, diretora de marca da WTA Ventures.
Anteriormente, ela atuou durante dez anos na National Football League (NFL), trabalhando em marketing de consumidores e afiliados e como vice-presidente de marketing da NFL Network.
“A realidade é que mesmo os logotipos mais poderosos do mundo não podem dizer qual é a marca. O que infunde significado nessas marcas é o marketing, as relações públicas e a narrativa em torno do logotipo”, disse Swanson.
A ideia da executiva e de sua equipe é ir além da mudança da marca, promovendo o que chamam de “reinvenção criativa”, capaz de fortalecer a identidade global da WTA e sua presença nos esportes e no entretenimento profissional feminino.
Atletas no centro das atenções
O plano de marketing estabelecido por Swanson para a WTA consiste em colocar as atletas no centro das atenções, para que elas sejam as grandes embaixadoras da marca da entidade.
“Faço isso há mais de 20 anos, e as pessoas não se apaixonam por marcas e ligas; elas se apaixonam por atletas e times. É sobre ganhar e perder. É sobre contar histórias para que as pessoas se preocupem com as jogadoras. Nossas jogadoras são amadas e famosas. Estamos tratando-as da mesma forma que uma entidade de entretenimento trata suas estrelas”, afirmou a diretora.
A WTA informou que, em breve, passará a divulgar vídeos personalizados de jogadoras notáveis, que contarão sobre suas trajetórias. Swanson afirmou que teve conversas individuais com cerca de 100 atletas do passado e do presente, incluindo a lendária Billie Jean King, pioneira na luta por igualdade entre homens e mulheres no tênis.
“Quando aceitei o trabalho na WTA, todos os blocos de construção estavam lá. O que estava faltando era a coisa que une tudo isso. O trabalho de base que fazemos é extraordinário, o que fazemos pela saúde da mulher tem sido incrível, mas não chegou a essa coisa abrangente. Até agora. O que digo aqui é que temos o apoio, o legado e o posicionamento para podermos nos comportar com confiança. Esta é uma marca confiante, que possui a posição proeminente e o espaço”, disse Swanson.
O aumento do interesse internacional pelos esportes femininos é um dos fatores que movem a estratégia de marketing da WTA. O comunicado da associação à imprensa cita nominalmente os sucessos de Caitlin Clark e da WNBA, verificados no ano passado.
O empoderamento feminino é um dos pontos abordados pela nova identidade da WTA, que utiliza o slogan “Nascida da rebelião, rebeldes com uma causa”.
A frase faz menção ao trabalho realizado pela entidade, exigindo igualdade salarial entre homens e mulheres no tênis, situação que foi alcançada pela primeira vez em 1973, no US Open. Atualmente, esse padrão está em vigor em todos os quatro Grand Slams.