EXCLUSIVO: Adidas é a nova patrocinadora do XTerra Brasil para a temporada 2024

Largada da etapa de Ilha Grande (RJ) do Circuito XTerra 2024 - Rodrigo Barreto / Divulgação

A Adidas será patrocinadora do XTerra Brasil, circuito de provas off-road organizado pela X3M que, neste ano, terá seis etapas pelo país. A marca de material esportivo utilizará o evento para ativar sua linha Terrex, modelo utilizado para trilhas ao ar livre.

“Estamos trazendo uma das marcas mais bem-sucedidas do planeta com o pilar bacana de escolher o XTerra pela qualidade e pelo tamanho que tem o circuito no país”, destacou Bernardo Fonseca, CEO da X3M, em entrevista à Máquina do Esporte.

A estreia acontecerá na etapa de Ilhabela (SP), marcada para 7 e 8 de junho. O circuito também terá provas em Caraguatatuba (SP) (5 e 6 de julho), Novo Airão (AM) (20 e 21 de julho), Paraty (RJ) (23 e 24 de agosto) e Búzios (RJ) (29 e 30 de novembro). A primeira etapa do ano aconteceu em Ilha Grande (RJ).

Amazônia

Outra novidade é a prova que será disputada em Novo Airão, povoado a 2h de carro de Manaus, em plena Floresta Amazônica.

“Na Amazônia, você espera realmente uma experiência transformadora. O pessoal pergunta: ‘Vou nadar onde tem jacaré?’ E eu falo: ‘Cara, vai. Só que o jacaré tem medo de você’. O barulho assusta os animais”, contou Fonseca.

Haverá outras atrações do mundo animal na prova amazônica.

“O local é conhecido por estar repleto de botos. Com certeza, a galera vai nadar rodeada por botos. Vai ser uma experiência bem diferente para quem pratica esporte”, ressaltou o executivo da X3M.

Globo

A etapa de Novo Airão também terá visibilidade na Globo. Os organizadores assinaram contrato com a emissora para a criação de uma prova chamada de short track, que será atração na Globo local, com possibilidade de ser replicada no Sportv e Globoplay.

“O XTerra criou um formato mais dinâmico, com obstáculos, uma pegada mais competitiva. Com isso, conseguimos atrair o torcedor para assistir à prova, que será bem dinâmica. Foi criada em formato televisivo para ter duração de meia hora e restrita a atletas convidados”, revelou Fonseca.

A disputa terá 600m de natação, 8km de ciclismo e 1km de corrida para fechar.  

“Teremos obstáculos. O torcedor gosta de ver, além da competição, os atletas passando sufoco para superá-los. É um formato que tem dado certo no mundo”, destacou.

Corredores disputam a etapa da Serra do Mar da Uphill – Rodrigo Barreto / Divulgação

Uphill

Outro circuito organizado pela X3M é a Uphill, com corridas disputadas exclusivamente em subidas de montanha. O evento começou com uma corrida na Serra do Rio do Rastro (SC) em 2013 e, hoje, conta com cinto etapas.

A primeira aconteceu há duas semanas, na Serra do Mar, em São Paulo. A próxima, com distâncias de 5km, 10km e 21km, será no Corcovado, no Rio de Janeiro, em 7 de julho.  

“A prova começa com o nascer do sol e vai até o Cristo Redentor, inclusive sobe as escadas até a estátua. Mais turística impossível. Nós fechamos o Cristo só para a prova, não tem turista no local nesse dia”

Bernardo Fonseca, CEO da X3M

“A corrida de 5km tem início no Mirante Dona Marta, que tem uma vista maravilhosa. A distância é menor porque queremos justamente incentivar aquele cara que está começando. Qualquer pessoa pode participar, inclusive caminhar a prova toda”, salientou Fonseca.

Em 25 de agosto, será a vez de Campos do Jordão (SP), que estreará no circuito, com as mesmas distâncias do Rio de Janeiro. No dia 14 de setembro, será disputada a corrida da Serra do Rio do Rastro (SC), com maratona e meia-maratona.

Finalmente, o circuito será encerrado em 24 de novembro, na Serra dos Órgãos, em Teresópolis (RJ), com percursos de 5km, 10km e 21km, passando pelo Dedo de Deus.

“Nós brincamos que o cara que faz uma maratona, é um ótimo corredor. Mas quem faz uma maratona só de subida, é um ninja. Está em outro patamar”, destacou.

Nike

Outro evento organizado pela empresa será a Nike São Paulo Run, que terá quatro pontos de largada, com chegada dentro do novo Estádio do Pacaembu. Os participantes correrão inclusive na pista do estádio para completar o percurso. Haverá distâncias de 5km, 10km, 15km e 21km, o que ajuda a atrair todo tipo de corredor.

As largadas serão no Memorial da América Latina (zona oeste), Pateo do Collegio (centro), Parque da Mooca (zona leste) e Assembleia Legislativa (zona sul). As 15 mil vagas foram preenchidas em apenas uma semana de inscrições abertas.

“Nosso propósito com essa prova da Nike foi conectar a cidade. Tem gente vindo de todos os cantos de São Paulo para correr”

Bernardo Fonseca, CEO da X3M

Para o organizador, outra atração do evento é que ninguém garante que será repetido. O contrato com a Nike prevê a realização da prova neste ano. Possivelmente, para 2025, a estratégia da empresa de material esportivo mude.

“É a primeira vez que vamos fazer uma corrida chegando na pista de atletismo do Pacaembu, com um monte de ativação. Estou doido para convencer a Nike a  colocar mais gente na prova. Mas tem um limite de pessoas para ocupar o gramado do Pacaembu”, explicou o executivo.

Sair da versão mobile