Pular para o conteúdo

Omã investe no triatlo e fecha patrocínio principal de US$ 40 milhões com Ironman

"Experience Oman", marca de turismo do país do Oriente Médio, será parceira máster do Ironman Pro Series a partir de 2026

Mascate é a capital de Omã, país que fica no Oriente Médio - Reprodução

O Ironman Pro Series, principal competição do triatlo mundial, que engloba o Ironman e o Ironman 70.3, terá Omã como principal investidor a partir de 2026. A “Experience Oman”, marca de turismo do país do Oriente Médio, será parceira principal do evento até 2030, em um acordo fechado por US$ 40 milhões, de acordo com o veículo britânico City AM.

A parceria é considerada o maior investimento da história de Omã no turismo esportivo e faz parte do projeto “Visão 2040”, cujo intuito é diversificar o país econômica, social e culturalmente. A estratégia é parecida com o que a Arábia Saudita vem fazendo no setor esportivo.

Pelo acordo, a “Experience Oman” será nomeada como “destino global oficial” do Ironman Pro Series. Além disso, a capital do país, Mascate, sediará um Ironman de distância completa todos os anos a partir de dezembro de 2026 e o Campeonato Mundial de Ironman 70.3 de 2029.

“Estamos entusiasmados com a parceria com a ‘Experience Oman’ para oferecer experiências de esporte de classe mundial na região e mostrar a incrível beleza, cultura e história de Omã. É realmente um destino de aventura único que se encaixa perfeitamente com a nossa comunidade global de endurance. Esta parceria empolgante marca um novo capítulo à medida que expandimos nossa presença na região e, por meio de nossas experiências inspiradoras e transformadoras, levamos a rica herança cultural e a calorosa hospitalidade de Omã aos nossos atletas em todo o mundo”, disse Scott DeRue, diretor-executivo do The Ironman Group.

“Os eventos de Ironman são de particular importância para o país devido ao seu papel fundamental no fortalecimento da posição do Sultanato de Omã no mapa global do turismo esportivo. Sediar tais eventos internacionais reflete a prontidão do Sultanato em acomodar grandes competições globais e contribui para diversificar a oferta turística, atraindo novos segmentos de visitantes de todo o mundo”, afirmou Azzan bin Qassim Al Busaidi, subsecretário do Ministério do Patrimônio e do Turismo de Omã.

Vale lembrar que o país do Oriente Médio já tem uma história com a modalidade. Omã sediou pela primeira vez um evento afiliado ao Ironman em 2018, com o triatlo inaugural Ironman 70.3 Mascate realizado um ano depois. Em 2022, o país sediou a primeira edição de outro Ironman 70.3 em Salalah, que desde então é realizada anualmente.

A nação árabe se torna a mais recente da região a investir em triatlo. Em janeiro deste ano, a Organização de Triatletas Profissionais (PTO, na sigla em inglês) fechou um acordo com a marca de turismo do Catar, garantindo que a final do T100 Triathlon World Tour seja realizada no país pelos próximos cinco anos.