As marcas de luxo encontraram no esporte uma forma de estreitar suas conexões com o público feminino. A ideia por trás desses investimentos é que não basta trazer suas clientes para lojas físicas, mas é necessário investir para que esse relacionamento atinja novos níveis que vão além de uma simples venda comercial.
Para isso, grifes como Louis Vuitton, Sephora e Lacoste resolveram investir em ativos esportivos. A rede de cosméticos, por exemplo, criou a Casa Clube Sephora, que será inaugurada no próximo dia 22 de março.
Louis Vuitton e Rayssa Leal
Nesta semana, Rayssa Leal, medalhista de prata no skate nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, foi destaque no desfile da grife francesa Louis Vuitton, durante a Semana da Moda de Paris. Aos 15 anos de idade, a esportista tornou-se a mais jovem brasileira a ser convidada pela marca para o lançamento da coleção outono/inverno.
O convite para Rayssa partiu do próprio estilista Nicolas Ghesquiere. Durante o evento, realizado no Museu D’Orsay, ela posou ao lado de celebridades como o cantor Pharrell Williams e o rapper, dançarino e ator Jaden Smith, filho de Will Smith.
Casa Clube
O espaço, no bairro Cidade Jardim, zona sul de São Paulo, terá esportes de areia (beach tennis e vôlei de praia), além de aulas de diversos tipos, como funcional, cardio & core, ioga, pilates, strong, fit dance e zumba.
As clientes da marca poderão alugar as quadras para jogar ou para terem aula das modalidades de areia.
“Com o sucesso da Arena Summer em 2022, trouxemos novamente uma experiência de praia na cidade de São Paulo, por meio de um projeto com esportes pé na areia, que os paulistanos adoram”, contou Cataldo Domenicis, diretor de marketing da Sephora.
“Dessa vez, ampliamos para uma experiência de clube, com iniciativas que vão além do consumo e que visam principalmente o bem-estar como um todo”, acrescentou o executivo.
Ativação e vendas
Para participar das aulas, locação das quadras ou reservar um day use no fim de semana, é necessário comprar ingresso no site oficial do evento. O ingresso permite a troca do valor investido no Casa Clube por um vale-compras que pode ser revertido em produtos em qualquer loja física da Sephora até 14 de maio.
“A partir de pesquisas realizadas, a Sephora optou por esse novo formato, em que reúne, em um só lugar, uma mescla de esportes na areia, além de novas modalidades”, disse Domenicis.
A Sephora já investe na conexão da marca com suas clientes por meio do esporte com a tradicional Beauty Run, corrida de rua cujos kits contêm produtos de beleza e são um dos mais disputados do circuito de provas de São Paulo.
“Procuramos sempre promover durante o ano ações diferenciadas para os beauty lovers. Essa é a nossa missão como marca e é assim que nos sentimos mais próximos desse nosso público”
Cataldo Domenicis, diretor de marketing da Sephora
Aproximação
Já a Lacoste aposta que o patrocínio a mulheres atletas possa deixar a marca menos conhecida pelas camisas polo, mais buscadas pelo público masculino, para se aproximar do público feminino. Para selar essa estratégia, a grife francesa anunciou, no mês passado, um patrocínio à beach tenista Sophia Chow, oitava colocada no ranking mundial e segunda melhor brasileira na classificação da Federação Internacional de Tênis (ITF, na sigla em inglês).
“Somos uma marca icônica, que nasceu nas quadras de tênis, e queremos levar essa herança para o beach tennis. Além de apadrinhar esportistas como Sophia Chow, também estamos ampliando o investimento em arenas e clubes”
Pedro Zannoni, CEO da Lacoste para a América Latina
“Esses investimentos significam um aumento de visibilidade, credibilidade e estilo da marca em um circuito que segue crescendo exponencialmente no país. E estar com uma campeã como a Sophia nos aproxima ainda mais de um público consumidor que ainda tem muito a crescer”, acrescentou o executivo.
Embaixadora
Com o acordo, Sophia será embaixadora da marca, que busca aumentar conhecimento de marca entre as mulheres no Brasil, um dos principais mercados da Lacoste. A atleta começou no tênis e migrou para a areia em 2020, durante a pandemia, quando voltou ao Brasil após um período em que morou nos Estados Unidos.
“Estou empolgada em fazer parte do time Lacoste e contribuir para levar a identidade da marca para as quadras de areia. A Lacoste, ao investir no beach tennis, traz visibilidade e credibilidade. Uma grife que apoia um esporte relativamente novo com certeza irá me ajudar a crescer”, afirmou Sophia.
Serviço
Casa Clube Sephora
Período de vendas: até esgotarem as vagas
Valores: a partir de R$ 50 a R$ 200 (valor é revertido em compras nas lojas da marca)
Todos os equipamentos para aula e jogo já estão inclusos no valor
Funcionamento: a partir de 22 de março
Horários: segunda a sexta-feira (6h-22h); sábado (7h-21h); domingo (7h-20h)
Local: Areia (Rua Taques Alvim, 462 – Cidade Jardim, em São Paulo (SP))