Pular para o conteúdo

Federação Internacional de Vôlei diz que busca solução após visto negado de seleção cubana

Equipe de país caribenho não teve entrada autorizada para disputar torneio oficial em Porto Rico, neste mês

Coliseu Juan Aubin Cruz, em Manatí (Porto Rico), sede do Final Four da Norceca - Divulgação / Norceca

Coliseu Juan Aubin Cruz, em Manatí (Porto Rico), sede do Final Four da Norceca - Divulgação / Norceca

A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) se pronunciou a respeito do visto negado a membros da seleção feminina de Cuba, que participariam do Final Four da Norceca, em Porto Rico, que é considerado um território não incorporado dos EUA.

O torneio será realizado de 16 a 21 de julho, no Coliseu Juan Aubin Cruz, em Manatí. A competição, que conta com a participação de Porto Rico, Costa Rica e México, serve de classificatório para os Jogos Da América Central e do Caribe, que serão realizados em Sando Domingo, na República Dominicana, em 2026.

“A FIVB está ciente da situação envolvendo a seleção cubana feminina de vôlei, que não pôde participar da Final Four Feminina da Norceca, em Manati, Porto Rico, devido a problemas com o visto”, afirmou à FIVB, após questionamento enviado pela Máquina do Esporte.

A federação, que é presidida pelo brasileiro Fábio Azevedo, eleito no ano passado, afirmou que o torneio é de responsabilidade da Norceca (Confederação da América do Norte, Central e Caribe de Vôlei) e não participou diretamente da logística envolvida na competição.

“No entanto, a FIVB permanece comprometida em apoiar suas Confederações Continentais e mantém contato próximo com a Norceca para auxiliar, sempre que possível, no diálogo com as autoridades competentes para encontrar uma solução”, informou a federação internacional.

Acesso negado

De acordo com a federação cubana, tiveram o visto negado as 12 atletas, dois treinadores, um árbitro e um dirigente. A entidade afirmou que fez os pedidos dentro do prazo legal.

“A decepção é enorme porque treino todos os dias. Cada hora de treino é para isso e me dedico a isso”, lamentou Laura Suarez, jogadora da seleção cubana, em entrevista à agência AP.

“É realmente decepcionante não poder participar da competição, que é para a qual eu estava me preparando”, completou.

A Norceca, que é presidida pelo dominicano Cristóbal Marte Hoffiz, até o momento, não se pronunciou sobre o assunto.