A temporada 2024/2025 da Superliga de Vôlei chegou ao fim neste domingo (4), quando foi disputada a final da edição masculina da competição. A decisão do torneio foi organizada pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) e teve maior foco de ativações dentro do ginásio.
As finais masculina e feminina (a partida das mulheres foi disputada na última quinta-feira (1º)) foram realizadas no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo (SP). O espaço que rodeia o local foi utilizado como estacionamento e contou com poucas ativações. Assim, as marcas se propuseram a movimentar o público durante o jogo por meio de interações para entretenimento e desafios.
O Sportv foi um dos únicos parceiros a realizar uma ativação fora do ginásio. A empresa do Grupo Globo, que também transmitiu os duelos, promoveu uma cabine de fotos, em que os torcedores podiam registrar o momento de chegada às finais. Ambos os jogos tiveram público superior a 10 mil pessoas.
Além do Sportv, Banco do Brasil, Enel, Mikasa, Melitta, Cruzeiro do Sul Virtual, Recoma, Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e Instituto Viva Vôlei estiveram nas finais. Poucos deles, porém, realizaram ativações.
Cruzeiro do Sul
A Cruzeiro do Sul foi uma das duas marcas que estiveram com iniciativas do lado de fora do ginásio. A instituição de ensino promoveu uma promoção em que os torcedores inscritos concorreram a diversos brindes, como bolas e camisas da seleção brasileira.
Mais próximo da quadra, a Cruzeiro do Sul Virtual, braço de ensino a distância da instituição, levou cheerleaders. O corpo misto de dançarinos se apresentou nos intervalos entre os sets. Na arquibancada, a empresa se fez presente por meio de batecos distribuídos ao público.
Vale lembrar que a Cruzeiro do Sul Virtual se tornou parceira da Superliga de Vôlei em 2024. Ao longo da temporada, esteve presente em mais de 300 jogos, em 17 cidades espalhadas pelo país.
Melitta
Em 2025, a Melitta, que está presente no vôlei brasileiro desde 2019, ampliou a presença no esporte. A marca de café apresentou o técnico José Roberto Guimarães e a jornalista Renata Heiborn como embaixadores.
Nas finais da Superliga, a Melitta esteve estampada em batecos distribuídos para os torcedores e marcou presença com seus embaixadores. Renata Heiborn esteve no ginásio durante as decisões em constante interação com o público presente.
“Fizemos bastantes ativações para poder reforçar a presença da Melitta para o público que é torcedor de vôlei, que curte o vôlei, ver que a Melitta é o café oficial do vôlei brasileiro, participando cada vez mais de atividades e eventos de vôlei”, disse Jonatas Rocha, diretor de marketing da Melitta, à Máquina do Esporte.
Após as partidas, os atletas de ambas as equipes receberam brindes da marca, distribuídos no momento de entrega dos troféus de campeão, para Osasco e Sada Cruzeiro, e vice, para Sesi Bauru e Vôlei Renata.
Vale destacar que a Melitta também patrocina o podcast “Ataque Defesa”, comandado pelo jornalista e ex-jogador de vôlei Alê Oliveira. O programa realizou uma cobertura dos jogos decisivos.
Herbíssimo
A Herbíssimo, empresa do ramo de cosméticos, também trabalhou para estar próxima do público nas finais da Superliga. Durante o jogo, a marca se fez presente com a distribuição de brindes para torcedores que interagiram com um desafio.
Além disso, assim como a Melitta, a Herbíssimo distribuiu kits para os atletas que disputaram as finais.
Missão Impossível
As finais também contaram com ações do filme “Missão: Impossível – Acerto Final”. A produção, que tem o ator norte-americano Tom Cruise como grande estrela, estreará nos cinemas brasileiros no dia 22 de maio e esteve nas finais da Superliga.
As iniciativas de divulgação começaram pouco antes do início dos jogos. Torcedores presentes foram convidados a entrar na quadra para participar de um desafio, que consistia em acertar um saque com os olhos vendados. Aqueles que conseguiram foram premiados com um par de ingressos para assistir ao filme no dia da estreia.
O longa-metragem também teve destaque nos momentos de desafio, quando um dos times contesta uma decisão tomada pelo árbitro e solicita a revisão do lance a partir de algo próximo de um “árbitro de vídeo”.