O Vivo Rio Pro apresentado por Corona 2024 é a primeira etapa da história da World Surf League (WSL) a ganhar uma mascote. O personagem é inspirado no socó-dorminhoco, ave típica da região de Saquarema (RJ), cidade que receberá mais uma vez o evento, entre os dias 22 e 30 de junho, na Praia de Itaúna.
Batizada de Saquá, a mascote incorpora o estilo de vida descontraído e positivo que é associado à cultura do surfe e às praias de Saquarema (RJ). O personagem veste ainda uma lycra amarela (cor usada pelo líder do ranking da WSL na temporada) e tem o número 06 nas costas, em alusão ao número de etapas do Championship Tour (CT) que a cidade já recebeu até o momento.
“Mascotes atuam como uma espécie de ‘embaixadores’ do evento e, na maior parte das vezes, representam a cultura e os valores locais. Têm como um dos principais objetivos fazer uma conexão emocional com o público, especialmente com as crianças, tornando o evento mais acessível e divertido”, explicou Ivan Martinho, presidente da WSL na América Latina e colunista da Máquina do Esporte.
A ideia é que o personagem seja capaz de gerar maior engajamento com o público, além de fomentar mais diversão com as crianças e trazer mensagens positivas, especialmente em relação à conscientização sobre a importância da preservação e a integração das atividades humanas com a natureza.
“O crescimento das cidades não deve diminuir nosso contato com a natureza, e uma mascote é capaz de criar esse vínculo, principalmente com crianças e jovens. Pode ser o primeiro passo para a conscientização ambiental e a construção de uma nova relação entre o homem e a natureza”, destacou Gilmar Rocha de Magalhães, secretário municipal de meio ambiente de Saquarema (RJ).
“Não há escolha melhor do que o animal que serviu de inspiração para os nossos povos originários e que empresta seu nome à nossa bela Saquarema. Soco-rema significaria ‘bando de socós’, referindo-se a uma espécie de ave pernalta que abunda a lagoa. Ave de hábito aquático, assim como a prática do surfe, representa o resgate e o protagonismo da nossa história, além de representar a valorização da nossa fauna”, acrescentou.
Para ajudar na popularização do Saquá, haverá comercialização de produtos relacionados ao personagem (a princípio chaveiros e camisetas infantis), que serão vendidos inicialmente na loja de itens oficiais do evento, localizada dentro da estrutura montada pela WSL na Praia de Itaúna. Posteriormente, o intuito é que sejam disponibilizados na loja on-line da WSL.