Etapa brasileira da WSL Championship Tour (CT), o Vivo Rio Pro 2025 encerrou sua janela de competição no último domingo (29), com as vitórias do norte-americano Cole Houshmand e da australiana Molly Picklum.
Mas o legado do evento promovido pela World Surf League (WSL), em Saquarema (RJ), vai muito além das ondas. A Praia de Itaúna recebeu mais de 410 mil pessoas ao longo de 11 dias de programação, que contou com diversas ativações e também entretenimento, música, esporte, moda.
Uma série de eventos paralelos tomou conta da cidade fluminense durante toda a semana, com festas, rodas culturais, ativações independentes e celebrações espontâneas.
Com opções de entretenimento em diferentes horários, incluindo atrações que iam madrugada adentro, a etapa se tornou, segundo a Prefeitura de Saquarema, o maior evento já recebido pela cidade, conectado a moradores, turistas, fãs do surfe e novos públicos.
“Mais do que uma etapa do circuito mundial, estamos falando de um evento de experiências. Pensamos em cada detalhe para que o público possa vivenciar o surfe de diferentes formas, com música, arte, cultura e convivência. Nosso objetivo é oferecer um ambiente completo, com várias opções de entretenimento que atendam todos os estilos e idades. A etapa se tornou um destino de lifestyle”, afirma Ivan Martinho, presidente da WSL na América Latina.
A jornada começou oficialmente no dia 18 de junho, com uma coletiva de imprensa no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro (RJ), com as as presenças dos atletas Tatiana Weston-Webb, Italo Ferreira e Luana Silva, além de Ivan Martinho, outros executivos da entidade e autoridades.
No dia 19, durante o feriado de Corpus Christi, a abertura da janela de competição foi marcada pelo Festival Sun, Sound & Soul, com shows de Filipe Ret, Toni Garrido, Gabi Melim e outras atrações. O evento tinha ingresso simbólico de 1 quilo de alimento. Os produtos arrecadados foram doados às ONGs Laces e Associação Pestalozzi de Saquarema.

O dia 21 de junho proporcionou mais de 11 horas de evento, com direito à apresentação aérea da Marinha do Brasil, com dois caças AF-1 Falcão e um helicóptero Cougar sobrevoando a praia em frente ao público na Praia de Itaúna.
Mesmo em dias sem ondas, o público teve a chance de aproveitar ativações das marcas patrocinadoras, com base no conceito de entretenimento com a ausência de competição.
No dia 28, a organização do evento reforçou essa proposta ao promover a transmissão do jogo entre Palmeiras e Botafogo, válido pela Copa do Mundo de Clubes da Fifa, transformando a praia em uma verdadeira fan fest.
O dia também contou com a visita Zecaré, mascote da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV). Essa colaboração já tinha sido realizada com a presença da Saquá, a mascote da WSL, na etapa do Rio da Liga das Nações de vôlei.
“O Vivo Rio Pro representa o que há de mais moderno em integração entre esporte, lifestyle e entretenimento. Saquarema vive dias que entraram para a história do surfe mundial e do calendário esportivo brasileiro”, celebrou Ivan Martinho, presidente da WSL na América Latina.
Patrocínios recordes
De acordo com os organizadores, o Vivo Rio Pro 2025 foi o evento com maior número de patrocínios e acordos comerciais da história da WSL.
Estiveram presentes marcas como Vivo, Corona Cero, Red Bull, Banco do Brasil, Natura Kaiak, Riachuelo, Mãe Terra, Probiótica, Dr. Peanut, EY, Yeti, True Surf, Surfline, Prefeitura de Saquarema e Governo do Rio de Janeiro, sem contar os apoios institucionais de Apple, RIOgaleão, Mormaii E-Motors e mídia oficial do Grupo Globo e InterTV.
A Riachuelo, por exemplo, estreou como a primeira marca de moda fora do universo do surfe a investir na WSL, promovendo ações de sustentabilidade com troca de roupas por peças orgânicas exclusivas.
Já a Vivo promoveu experiências imersivas com a loja Ovvi, pontos de recarga e encontros com atletas. O Banco do Brasil trouxe uma tirolesa de 13 metros e o projeto BB Som e Surfe, com shows diários na areia.
Outras marcas como Corona Cero, Probiótica, Red Bull, Dr. Peanut e Natura também entregaram ativações de alto impacto — desde bares personalizados e pranchas mecânicas até simuladores de surfe e espaços de relaxamento. A Prefeitura de Saquarema e a Secretaria de Esporte e Lazer do Estado do Rio de Janeiro também contribuíram com a programação esportiva e educativa para pessoas de todas as idades.
Muito além do surfe
Com uma estrutura de megafestival, o evento ofereceu praça de alimentação com food trucks e uma Vila dos Patrocinadores com diversas experiências, como aulas de yoga, clínica de altinha, parede de escalada, aulas de surfe, quiz ambiental, apresentações musicais, atrações culturais e até simuladores e brinquedos voltados para crianças.
Houve também um espaço dedicado à palestras e jogos de interatividade com os fãs. Uma das principais atrações consistiu numa quadra construída na Vila dos Patrocinadores, parte do projeto “Nets For Change”, lançado em dezembro de 2024.
Essa parceria entre a WSL e a NBA Brasil tem o propósito de reaproveitar redes de pesca subaquáticas que são reutilizadas nas cestas de basquete.

Já o Los Angeles Lakers, em parceria com a WSL, promoveu encontros com os atletas e entregou uniformes personalizados do time para Yago Dora, Filipe Toledo e Italo Ferreira, que também ganhou uma prancha personalizada.

Outro ponto alto foi a apresentação da Esquadrilha CEU. Com festas e shows todas às noites, o evento também recebeu artistas, celebridades e influenciadores. “As opções de entretenimento proporcionam um espaço em que todos são bem-vindos e são motivos para todos irem tirar uma semana de férias em Saquarema, independentemente se gostam de surfe ou não”, afirma Ivan Martinho.
“Com os olhos do mundo voltados para Saquarema, o surfe brasileiro mostra que está pronto para assumir o protagonismo global, dentro e fora da água. Mesmo longe das capitais, conseguimos mobilizar uma verdadeira legião de fãs, que fazem questão de estar aqui, presencialmente, para prestigiar esse espetáculo”, finaliza o executivo.
