A World Surf League (WSL) Brasil lançou a campanha #BrasilnoWSLFinals para mobilizar a torcida brasileira em apoio a Yago Dora e Italo Ferreira na disputa pelo título mundial de surfe de 2025.
A ação sugere aos torcedores que utilizem a hashtag nas redes sociais para gerar engajamento e acompanhar as baterias do WSL Lexus Finals Fiji, que será realizado entre 27 de agosto e 4 de setembro, em Cloudbreak, nas Ilhas Fiji.
A campanha inclui o envio de kits promocionais a influenciadores, com itens como lycra verde e amarela personalizada de Yago Dora, máscaras dos atletas e meias temáticas. O objetivo é ampliar a presença digital da torcida e posicionar o movimento entre os assuntos mais comentados durante o evento.
“Queria agradecer todo o suporte da torcida brasileira. A gente, com certeza, ganha muita energia com a torcida de vocês. A gente sente todo o calor, o amor que vocês têm pelo esporte, o amor de ver a gente vencendo e conquistando os eventos”, afirmou Dora, atual líder do ranking da WSL em 2025.
“Tem sido muito legal sentir isso. Quero pedir que a galera continue acompanhando, continue torcendo pela gente agora no final da temporada, no WSL Finals”
Yago Dora, surfista brasileiro
Disputa
Dora já está garantido na final. Se vencer a primeira bateria, conquistará o título mundial. Caso perca, terá que vencer duas baterias consecutivas para ser campeão.
Italo, campeão mundial em 2019, por sua vez, começará sua campanha na primeira rodada contra Jack Robinson (AUS). Se avançar, enfrentará Griffin Colapinto (EUA) e Jordy Smith (AFS). O vencedor dessa sequência enfrentará Dora na decisão.
“O surfe brasileiro pode conquistar um octacampeonato, e a nossa torcida sempre foi parte essencial dessa jornada”, comentou Ivan Martinho, presidente da WSL na América Latina e colunista da Máquina do Esporte.
“Com essa campanha, queremos unir o país em uma só voz para apoiar Yago Dora e Italo Ferreira, mostrando ao mundo a paixão e a força que fazem do Brasil uma potência nesse esporte tanto dentro como fora da água”, acrescentou.
Histórico
Entre 2014 e 2024, o Brasil conquistou sete títulos mundiais: Gabriel Medina (2014, 2018 e 2021), Adriano de Souza (2015), Italo Ferreira (2019) e Filipe Toledo (2022 e 2023). Em 2020, não houve competição por conta da pandemia de Covid-19.
Desde a adoção do formato Finals em 2021, o Brasil venceu em três das quatro edições, com Medina (2021) e Toledo (2022 e 2023).
No feminino, Luana Silva foi a brasileira mais bem colocada no ranking, em 10º lugar, mas não avançou às finais. As cinco classificadas são Molly Picklum (AUS), Gabriela Bryan (EUA), Caitlin Simmers (EUA), Caroline Marks (EUA) e Bettylou Sakura Johnson (EUA).
Esta será a última temporada com o formato Finals. A partir de 2026, haverá o retorno à fórmula anterior, em que o campeão mundial será definido pela somatória de pontos ao longo das etapas do circuito.
Serviço
Evento: Lexus WSL Finals 2025 Fiji
Período: 27 de agosto a 4 de setembro
Horário: 16h30 (horário de Brasília)
Local: Cloudbreak, Fiji
Transmissão: Sportv, site/app da WSL e YouTube