A etapa do Vivo Rio Pro apresentado por Corona Cero 2025, organizada pela World Surf League (WSL), ampliou o legado de sustentabilidade para a cidade de Saquarema (RJ).
A iniciativa consistiu em aumentar a proteção em dois pontos da restinga, ecossistema litorâneo que se desenvolve paralelamente à praia. Ao todo, foram entregues 150 peças de 1,80m de altura, que cobrem 450m dessa vegetação na Praia de Itaúna.
Em 2023 e 2024, a WSL já havia retrabalhado as lonas plásticas de seus eventos realizados na cidade, transformando-as em 55 bancos de praça, que foram posteriormente distribuídos pela cidade. Além disso, entregou também cinco abrigos de ônibus.
“O projeto de ‘upcycling’, iniciado em 2019 pela WSL, começou com a entrega de mochilas, foi para lixeiras, depois bancos de praça e abrigos de pontos de ônibus. Estamos muito orgulhosos por concretizarmos tantas iniciativas ano após ano em prol do meio ambiente e sempre preocupados em confeccionar itens que tenham utilidade para o município. Este sempre será um dos nossos principais compromissos”, afirmou Ivan Martinho, presidente da WSL para América Latina e colunista da Máquina do Esporte.
“Este ano, nós, em conjunto com a prefeitura, viemos com a ideia de fazer esse mourões para proteção da restinga da Praia de Itaúna”, acrescentou o executivo.
O Vivo Rio Pro movimentou R$ 179 milhões em renda e gerou 6.632 empregos para o município.
“Além de trazer este lindo evento para Saquarema, a WSL também vem trazendo novidades para o nosso município. A sustentabilidade é o ponto crucial, com todo material sendo reutilizado em prol da nossa terra”, completou Lucimar Vidal, prefeita de Saquarema.
Reciclagem
Outro impacto sustentável do Vivo Rio Pro 2025 foi a reciclagem. Entre os dias 21 e 29 de junho, foram coletadas três toneladas de resíduos, com a reciclagem de 99% do lixo produzido ao longo dos oito dias de programação.
A ação poupou cerca de três toneladas de dióxido de carbono, economizando mais de 12 mil kWh de energia, e contou com a parceria da Prefeitura de Saquarema e da Eco Local Recicla, responsável pela triagem, com uma unidade dentro da estrutura do evento e a divulgação dos números dos itens reciclados.
Os principais materiais coletados nesta temporada foram vidro (1.281kg), lonas (574kg) e copos de papel (312kg). Já as presilhas, que mais tarde se transformam em quilhas, corresponderam a 204kg dos resíduos.
A WSL voltará a Saquarema entre os dias 11 e 19 de outubro, para a realização do Banco do Brasil Saquarema Pro, válido pelo Challenger Series (CS), competição que acontecerá até março e classificará dez surfistas homens e sete mulheres para a disputa do Championship Tour (CT) 2026, principal competição de surfe do mundo.