Pular para o conteúdo

WSL amplia ações sustentáveis no Vivo Rio Pro apresentado por Corona Cero

Ao todo, foram entregues 150 peças de 1,80m de altura, que cobrem 450m de restinga na Praia de Itaúna, onde o evento é realizado anualmente

Iniciativa busca aumentar a proteção em dois pontos da restinga, ecossistema litorâneo que se desenvolve paralelamente à praia - Divulgação / WSL

A etapa do Vivo Rio Pro apresentado por Corona Cero 2025, organizada pela World Surf League (WSL), ampliou o legado de sustentabilidade para a cidade de Saquarema (RJ).

A iniciativa consistiu em aumentar a proteção em dois pontos da restinga, ecossistema litorâneo que se desenvolve paralelamente à praia. Ao todo, foram entregues 150 peças de 1,80m de altura, que cobrem 450m dessa vegetação na Praia de Itaúna.

Em 2023 e 2024, a WSL já havia retrabalhado as lonas plásticas de seus eventos realizados na cidade, transformando-as em 55 bancos de praça, que foram posteriormente distribuídos pela cidade. Além disso, entregou também cinco abrigos de ônibus.

“O projeto de ‘upcycling’, iniciado em 2019 pela WSL, começou com a entrega de mochilas, foi para lixeiras, depois bancos de praça e abrigos de pontos de ônibus. Estamos muito orgulhosos por concretizarmos tantas iniciativas ano após ano em prol do meio ambiente e sempre preocupados em confeccionar itens que tenham utilidade para o município. Este sempre será um dos nossos principais compromissos”, afirmou Ivan Martinho, presidente da WSL para América Latina e colunista da Máquina do Esporte.

“Este ano, nós, em conjunto com a prefeitura, viemos com a ideia de fazer esse mourões para proteção da restinga da Praia de Itaúna”, acrescentou o executivo.

O Vivo Rio Pro movimentou R$ 179 milhões em renda e gerou 6.632 empregos para o município.

“Além de trazer este lindo evento para Saquarema, a WSL também vem trazendo novidades para o nosso município. A sustentabilidade é o ponto crucial, com todo material sendo reutilizado em prol da nossa terra”, completou Lucimar Vidal, prefeita de Saquarema.

Reciclagem

Outro impacto sustentável do Vivo Rio Pro 2025 foi a reciclagem. Entre os dias 21 e 29 de junho, foram coletadas três toneladas de resíduos, com a reciclagem de 99% do lixo produzido ao longo dos oito dias de programação.

A ação poupou cerca de três toneladas de dióxido de carbono, economizando mais de 12 mil kWh de energia, e contou com a parceria da Prefeitura de Saquarema e da Eco Local Recicla, responsável pela triagem, com uma unidade dentro da estrutura do evento e a divulgação dos números dos itens reciclados.

Os principais materiais coletados nesta temporada foram vidro (1.281kg), lonas (574kg) e copos de papel (312kg). Já as presilhas, que mais tarde se transformam em quilhas, corresponderam a 204kg dos resíduos.

A WSL voltará a Saquarema entre os dias 11 e 19 de outubro, para a realização do Banco do Brasil Saquarema Pro, válido pelo Challenger Series (CS), competição que acontecerá até março e classificará dez surfistas homens e sete mulheres para a disputa do Championship Tour (CT) 2026, principal competição de surfe do mundo.