O Rio Open 2023 teve início no último sábado (18), reunindo algumas das maiores estrelas do tênis mundial na atualidade e atraindo milhares de visitantes ao Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro. Inúmeros patrocinadores fizeram questão de marcar presença nesta edição do torneio, trazendo inovações ao público.
Um deles é o Santander Brasil, que patrocina o Rio Open pela sexta vez consecutiva.
“O apoio do Santander ao Rio Open, o maior torneio de tênis da América do Sul, vai muito além do nosso patrocínio. Nesta sexta edição da nossa parceria, estaremos presentes com um estande inovador que vai levar ao público uma experiência única, capaz de passar aos nossos visitantes um pouco das sensações dos tenistas quando entram nas quadras”, disse Bibiana Berg, superintendente executiva de experiências e cultura da marca no país.
Neste ano, o banco apresenta uma ativação inédita durante a competição. Fãs de tênis que visitarem o estande da marca terão acesso a uma experiência digital imersiva que fará com que se sintam dentro das quadras, como se fossem atletas que disputam a competição.
A sala imersiva sensorial tem 18m2 e foi feita com base no conceito “Do Saque ao Match Point”. Ela conta com três telões de led, que ajudarão a levar os visitantes a uma partida de tênis virtual na quadra central do Rio Open. A experiência tem duração de dois minutos.
Como funciona
A experiência imersiva, disponível no estande do Santander, exibe em suas telas a quadra central do Rio Open. A ideia é passar ao público a emoção de entrar em uma quadra desse porte. Os idealizadores fizeram questão de incluir na sonorização do ambiente uma grande salva de palmas e assobios vindos da plateia. Com efeitos que unem vídeos e grafismos, as telas exibem imagens de aproximação da rede da quadra, dando a impressão de que os participantes se locomovem para o centro do espaço.
Um dos momentos de maior emoção para os visitantes é a reprodução do momento do saque, quando o ambiente é tomado pelo total silêncio, e o público passa a desfrutar do plano de visão em primeira pessoa. As telas exibem as duas mãos do jogador, uma delas segurando a raquete, enquanto a outra empunha a bola, envolvendo o participante em toda tensão e concentração que antecede o ato.
O clima de emoção se torna mais intenso com o som das batidas de um coração que começa a acelerar junto à respiração. As imagens levam para dentro do corpo do atleta (sangue correndo nas veias, músculos em movimento, coração batendo), simbolizando a adrenalina e a emoção do esporte.
Luzes vermelhas, presentes no ambiente, piscam no ritmo do coração. A partir desse saque, o visitante tem a chance de assumir o ponto de vista tanto do sacador quanto do tenista do outro lado da quadra, que defende o saque. A cena ganha velocidade e se reveza entre os dois jogadores de lados opostos, com a bola viajando entre eles.
Ao fim da experiência, o plano foca na bolinha para a raquetada final que bate na fita da rede e gera um silêncio absoluto, que simula a expectativa do público, para finalmente cair em um lado da quadra, com a vibração da torcida.
A experiência imersiva é liberada para pessoas de todas as idades. A recomendação é de que crianças entrem acompanhadas de seus responsáveis. A sala tem capacidade para grupos de dez pessoas simultaneamente, que serão organizados por ordem de chegada. O espaço do Santander também conta com áreas para descanso e compartimentos para recarregar o celular. O horário de funcionamento é o mesmo do evento, das 15h às 22h.
De acordo com um comunicado feito pela assessoria de imprensa do banco, clientes que participarem da dinâmica receberão um prêmio especial. Além disso, o público terá a chance de conhecer mais sobre o segmento Santander Select, que dá acesso a experiências no Brasil e no exterior.
Estratégia
Com o patrocínio ao Rio Open 2023, o Santander reforça e mantém a estratégia e o posicionamento de apoiar a prática de atividades físicas e esportivas e também marcar presença nos eventos relacionados a essa área.
Em 2021, o banco anunciou uma série de atividades e iniciativas conectadas ao ciclismo, incluindo a criação de produtos especializados, investimento em ciclovias e patrocínio ao atleta olímpico de mountain bike Henrique Avancini, além dos naming rights do Santander Brasil Ride e do L’Étape by Tour de France presented by Santander.
A empresa ainda possui os direitos de nome do Santander Track&Field Run Series, maior circuito de corrida de rua da América Latina, com etapas por todas as regiões do Brasil.