A Liga Nescau, que se autointitula o maior campeonato poliesportivo estudantil do Brasil, terá sua nona edição realizada em 2023. Com mais de 45 mil crianças e adolescentes impactados nas oito edições anteriores, além de 5 mil professores, com a participação de 1.500 instituições, o projeto quer crescer e atingir mais 35 mil pessoas apenas neste ano.
Para isso, a ideia é mais uma vez apostar em atletas-embaixadores. Em 2023, serão 12 no total, alguns já antigos na função e outros que estão estreando. A lista completa conta com Rayssa Leal (skate), Falcão (futsal), Flavia Saraiva (ginástica artística), Verônica Hipólito (atletismo paralímpico), Etiene Medeiros (natação), Julia Rosado (futebol), Sophia Medina (surfe), Daniel Amorim, o Amorinha (skate), Daniel Dias (natação paralímpica), Bboy Luan San (breaking), Raissa Rocha Machado (atletismo paralímpico) e Gean Sampaio (professor de educação física).
“A partir de todo o alcance e proximidade que tem uma marca tão querida, desejamos mobilizar a sociedade para fazer a diferença na vida de crianças e adultos. Por isso, o esporte é nossa bandeira. Ele convida ao autoconhecimento, respeito ao próximo e reconhecimento dos próprios limites, além de derrubar barreiras físicas e emocionais. Tudo através da diversão e da equidade”, comentou Gabriela Guerreiro, head de bebidas da Nestlé Brasil.
“O esporte empodera crianças e famílias. E a Liga Nescau se torna o principal viabilizador dessa união entre envolvimento e diversidade. Acessível e inclusiva, imprime para a marca a construção de valor contínuo através de um compromisso sólido com o presente e o futuro das pessoas. Sabemos que nossa causa extrapola os campos e quadras, porque o impacto social é transformador”, completou a executiva.
De acordo com a marca, o calendário já começou em fevereiro, com ativações nos pontos de venda em diversas cidades do país, com a promessa de que seguirão em funcionamento até dezembro. Nestes espaços, há chute a gol, minigolfe e outras versões reduzidas de modalidades esportivas para o público, em uma tentativa de apresentar o esporte e sua diversidade aos jovens.
A principal novidade, no entanto, serão as miniligas, versões itinerantes que percorrerão cidades como Araras (SP), Imperatriz (MA) e Recife (PE). A ideia da marca é “resgatar o valor do esporte e a importância de torná-lo desejável e acessível entre as novas gerações, tão impactadas pela privação das práticas esportivas imposta pelo isolamento durante a pandemia dos últimos dois anos”.
Por fim, vale destacar que a principal competição poliesportiva do projeto, assim como o Summit, evento destinado a profissionais de educação física, estão previstos para o mês de setembro. Ambos serão realizados em São Paulo (SP).