Na próxima sexta-feira (23), será celebrado o Dia Olímpico, que homenageia a data de criação do Comitê Olímpico Internacional (COI). Para celebrar a ocasião, a entidade lançará a campanha “Let’s Move”. A iniciativa tem o objetivo de estimular a prática de exercícios físicos e a adoção de um estilo de vida saudável pelas pessoas.
A campanha é liderada por atletas olímpicos e criada em colaboração com a Organização Mundial da Saúde (OMS). O lançamento ocorrerá faltando pouco mais de um ano para o início dos Jogos de Paris, cuja Cerimônia de Abertura está marcada para o dia 26 de julho de 2024, embora tanto futebol quanto rúgbi estejam previstos para começar um pouco antes, com jogos no dia 24 do mesmo mês.
Em busca de fortalecer a proposta da campanha, o Ministério da Educação Nacional e Juventude da França e o Ministério do Esporte e dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, em parceria com os Jogos Olímpicos de Paris 2024, introduziram 30 minutos de atividade física como parte do currículo escolar nos últimos 12 meses, em reconhecimento aos benefícios do exercício diário para a saúde física e mental.
“No Dia Olímpico, celebramos a missão do movimento olímpico de tornar o mundo um lugar melhor por meio do esporte. Neste ano, juntamente com a OMS, estamos destacando os impactos positivos do esporte na saúde física e mental. Queremos inspirar o mundo a se exercitar mais todos os dias. O esporte e a atividade física são ferramentas de baixo custo e de alto impacto para desenvolver corpos e mentes saudáveis e comunidades resilientes”, afirmou Thomas Bach, presidente do COI.
Atletas que apoiam a iniciativa
A “Let’s Move” terá como embaixadores personalidades olímpicas importantes, como a velocista Allyson Felix, dos Estados Unidos, ganhadora de sete medalhas de ouro no atletismo; o espanhol Pau Gasol, que atuou por equipes como Barcelona e Los Angeles Lakers, além de haver conquistado duas pratas e três bronzes em Jogos Olímpicos; PV Sindhu, indiana que ganhou prata e bronze no badminton; e a nadadora Yusra Mardini, refugiada de guerra da Síria, que participou dos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016.
Esses esportistas estrelam peças digitais da Let’s Move, convidando as demais pessoas a dedicarem pelo menos 30 minutos do dia para a atividade física.
“O movimento olímpico tem uma capacidade única de aproveitar o poder da atividade física por meio do esporte para melhorar a saúde pública. Os atletas olímpicos são mais do que atletas: eles são exemplos para que as pessoas gostem do esporte e dos benefícios da atividade física”, disse Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor geral da OMS.
Ao todo, a campanha contará com mais de 131 eventos presenciais e ativações digitais ao redor do mundo, por iniciativa dos comitês olímpicos nacionais.