A empresa de material esportivo Cambuci S.A. divulgou faturamento de R$ 231,4 milhões no primeiro semestre de 2023, o que representa um crescimento de 27% em relação a 2022. Segundo a empresa, foi o melhor primeiro semestre da história da companhia.
“São números expressivos e mostram que as medidas adotadas pela Cambuci estão sendo bem recebidas pelo mercado”, afirmou Roberto Estefano, diretor de relações com investidores e presidente do conselho de administração da Cambuci.
No último balanço anual para 2022, a empresa registrou um faturamento bruto superior a R$ 510 milhões.
Dados parciais
Somente no segundo trimestre do ano, a Cambuci registrou R$ 117,4 milhões de faturamento líquido. Nesse período, o lucro bruto ficou em R$ 57,1 milhões. De janeiro a junho, o grupo registrou R$ 111,9 milhões nesse quesito.
“Esse crescimento veio acompanhado de melhoria na eficiência fabril, austeridade na gestão de despesas, redução de endividamento, com respectiva redução do custo de financiamento, e melhoria no giro dos ativos, com redução dos estoques”
Roberto Estefano, presidente do conselho de administração da Cambuci
Já o lucro líquido do segundo trimestre ficou em R$ 21,8 milhões, uma melhora de 44,4% se comparado aos mesmos meses de 2022.
“Esse comprometimento [dos funcionários] reflete nos recordes alcançados. Apesar desse aumento e da constante evolução dos números, temos plena consciência de que ainda haverá desafios importantes em 2023 e que não podemos nos acomodar”, disse o executivo.
Outros destaques do balanço foram o Ebitda de R$ 32,5 milhões no segundo trimestre de 2023, um aumento de 33,7% em relação ao segundo trimestre do ano passado. Além disso, houve a redução de 38,8% do endividamento líquido, se comparado ao final de 2022.
Investimentos
A Cambuci, por meio de suas marcas Penalty e Stadium, está presente em todos os estados do país e conta com duas fábricas na Bahia e uma na Paraíba, além de um centro de desenvolvimento, localizado em São Roque (SP).
No esporte, a companhia é patrocinadora da Copa do Brasil e parceira de clubes e federações, como Magnus Futsal, Vôlei Renata, Bauru Basket, Federação Paulista de Futebol (FPF) e Novo Basquete Brasil (NBB).
Fundada em 1970, a empresa brasileira conta atualmente com cinco segmentos: bolas, calçados, meias, acessórios e confecção. Além do mercado brasileiro, também se faz presente no exterior, com operação em 19 países.