A fornecedora brasileira de material esportivo Volt Sport estabeleceu uma parceria com o Observatório da Discriminação Racial no Futebol, organização que lidera ações e iniciativas para combater o preconceito no esporte.
“Vejo a parceria com a Volt como um passo importante para o Observatório. Nossas camisas já são conhecidas e agora ganharão ainda mais qualidade. Continuaremos convidando torcedores e atletas a vestirem a camisa antirracista, que traz uma mensagem crucial na luta contra a discriminação”, afirmou Marcelo Carvalho, diretor executivo do Observatório da Discriminação Racial no Futebol.
Com o acordo, a marca de Joinville (SC) produzirá uniformes para o Observatório. As peças serão inteiramente pretas, com escudos monocromáticos. As camisas destinadas à causa estarão disponíveis para compra a partir de setembro, nos canais on-line da ONG. Os valores não foram divulgados.
“Desde a fundação da Volt [em 2021], buscamos conciliar a história dos uniformes com ativações de cunho social. Vejo que as camisas de futebol possuem um potencial enorme de mobilização”, destacou Fernando Kleimmann, sócio-diretor da Volt.
“É gratificante utilizar essa exposição para debater temas importantes para a sociedade”, acrescentou.
A ação foi firmada a pouco menos de três meses para o dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.
Parceria com a Conmebol
Esta não é a primeira ação do Observatório neste sentido. No final da semana passada, a instituição também firmou parceria com a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), em uma iniciativa que busca educar o torcedor contra o racismo.
Para Marcelo Carvalho, diretor do Observatório, a entidade tem como foco punir os casos de racismo. Para ele, também é preciso agir em outra frente, que implica ações mais complexas: a de educar todo o ecossistema do futebol sul-americano sobre o motivo das punições.