A Puma divulgou um aumento de 10,3% em sua receita, atingindo um recorde de € 6,6 milhões nos nove primeiros meses de 2023. No entanto, apesar do aumento nas vendas, os lucros da empresa caíram 13,6%, passando de € 352,1 milhões no mesmo período de 2022 para € 304 milhões neste ano.
No terceiro trimestre, a multinacional alemã registrou uma redução de 1,8% em seu volume de vendas, atingindo € 2,3 milhões. Neste período, os lucros da empresa também diminuíram, totalizando € 132 milhões, uma queda de 9,5% em relação ao ano anterior.
Os principais aumentos de receita ocorreram nos mercados da Europa, Oriente Médio e África, com um aumento de 19,1%, seguido pelas regiões da Ásia e do Pacífico, onde as vendas aumentaram 18% em comparação com o mesmo período de 2022.
No entanto, na América, os ganhos caíram 1%. O inventário, no fechamento de setembro, totalizava € 1,8 milhão, uma redução de 20,2% quando comparado ao ano anterior.
Em relação a produtos, as vendas de calçados registraram um aumento de 19% em relação a 2022, enquanto os lucros obtidos com a venda de roupas e acessórios aumentaram 1,6% e 1,8%, respectivamente.
Já quando o assunto são aos canais de vendas, as vendas diretas ao consumidor aumentaram 22% em comparação com 2022, totalizando € 1,5 milhão. Por outro lado, as vendas feitas por varejistas cresceram a um ritmo mais lento, 7,3%, e atualmente representam 77,2%, maior fatia de receita do grupo esportivo alemão.
“Embora o mercado continue a enfrentar obstáculos macroeconômicos importantes e 2023 continue a ser um ano de transição, estamos registrando crescimento nas vendas e no resultado operacional, de acordo com as expectativas. Demonstramos o impulso contínuo da nossa marca e ganhamos participação de mercado”, explicou Arne Freundt, CEO da Puma.
A empresa prevê um crescimento de um dígito em 2023 e mantém sua intenção de encerrar o ano com um Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) entre € 590 milhões e € 670 milhões.