Pular para o conteúdo

Fornecedora do GP São Paulo de F1, Oakberry terá oito pontos de operação em Interlagos

Patrocinadora da equipe Haas, franquia de açaí também terá visibilidade nas etapas da Porsche Cup e Fórmula 4, que acontecerão no fim de semana da Fórmula 1

Carro da equipe Bassani na Fórmula 4 conta com o patrocínio da Oakberry - Lucca Bassani / Divulgação

A Oakberry, que é patrocinadora da equipe Haas na Fórmula 1, terá oito pontos de operação no Autódromo de Interlagos durante a disputa do GP São Paulo, marcado para o próximo fim de semana. Haverá ações de marketing, com distribuição do produto em áreas de acesso restrito, e comercialização de açaí para os torcedores. A marca é fornecedora da etapa brasileira desde 2018 e se tornou patrocinadora da Haas no ano passado.

“Alguns setores das arquibancadas vão ter quiosque da Oakberry para o consumidor comprar açaí. É um estande um pouco menor do que usamos em Saquarema [na etapa brasileira da World Surf League (WSL)] por conta da capacidade de estrutura e energia que um evento desse tamanho consegue entregar”, contou Georgios Frangulis, CEO da Oakberry, à Máquina do Esporte.

Automobilismo

Além da F1, a empresa terá visibilidade nos outros eventos de automobilismo que acontecem paralelamente ao GP São Paulo. Pela primeira vez, a Fórmula 4 Brasil, categoria de formação com carros monopostos, terá uma etapa junto da F1.

A corrida que integra o programa é a penúltima etapa do campeonato deste ano. A Oakberry está presente no campeonato como patrocinadora da equipe Bassani.

Outra categoria que terá corrida durante a programação do GP São Paulo é a Porsche Cup. Neste caso, é o próprio CEO da marca quem comanda um dos carros presentes no grid.

“Teremos quatro carros roxos na pista na Fórmula 4. Eu corro na Porsche Cup, com a Oakberry como uma das patrocinadoras. E estamos presentes na Haas. Teremos a marca em todas as corridas do fim de semana”, comemorou Frangulis.

No automobilismo, os investimentos não param por aí. A empresa também patrocina os irmãos Pietro e Enzo Fittipaldi, netos do bicampeão de F1 Emerson Fittipaldi. Pietro, que é piloto reserva da Haas, foi o último brasileiro a disputar um GP de F1. No final de 2020, substituiu o então piloto titular da Haas, Romain Grosjean, que havia sofrido um acidente, nos GPs de Sakhir e Abu Dhabi.

Já Enzo corre atualmente na Fórmula 2. Neste ano, em sua primeira temporada na categoria de acesso à F1, conquistou sua primeira vitória em julho, na corrida sprint da etapa da Bélgica, além de outros três pódios.

Plataforma esportiva

Desde o início da empresa, a Oakberry tem usado o esporte como uma plataforma eficiente para se comunicar com diferentes públicos em vários países. No tênis, a empresa já fez parcerias com US Open, Australian Open, Miami Open e Rio Open. Na WSL, é patrocinadora do Vivo Rio Pro, etapa brasileira do Mundial de Surfe, disputada em Saquarema (RJ).

“Não inventamos a roda. O que fizemos foi trabalhar com o esporte, que achamos que faz sentido para uma empresa com característica global, como a nossa, e que tenha convergência com o que acreditamos. O esporte conversa bem com o nosso público. Tem a ver com a nossa estratégia”

Georgios Frangulis, CEO da Oakberry

“Para ser prático, na semana do GP São Paulo, não consigo imaginar outro esporte e plataforma de comunicação que tenha essa característica de abranger tantos mercados e países ao mesmo tempo. Mesmo quem não é fã de automobilismo tem um respeito muito grande por uma marca que está num carro de Fórmula 1”, analisou o executivo.

Internacionalização

Atualmente, segundo o CEO da Oakberry, a marca está presente em mais de 40 países e terá quase 700 lojas no mundo até o final do ano. Na semana passada, iniciou operação na Áustria e, no fim de semana do GP, inaugurará a primeira unidade na Polônia.

Além do Brasil, atualmente os principais mercados da franquia são Austrália, Estados Unidos, Europa e países do Oriente Médio, como Emirados Árabes Unidos, Catar, Bahrein e Kuwait. O próximo foco de expansão é a Ásia, onde a Oakberry já tem presença na China e mira entrar na Coreia do Sul.

Todo o açaí é industrializado em uma fábrica da Oakberry em Santa Isabel do Pará, cidade na região metropolitana de Belém (PA), com fácil acesso ao porto local. O açaí é fornecido por produtores de Amazonas, Pará, Acre e Amapá.

“O porto da região fica a 100km da nossa fábrica, o que facilita muito a nossa exportação. Hoje, 50% do consumo é no Brasil e 50% vai para o exterior. Mas 70% do nosso faturamento é proveniente da operação internacional”, resumiu Frangulis.