A Kia Brasil anunciou, nesta quarta-feira (6), em um evento realizado em São Paulo (SP), a renovação do acordo de patrocínio ao Rio Open. A parceria entre a montadora sul-coreana e o principal torneio de tênis da América do Sul, que teve início neste ano, está garantida até 2025.
Como uma maneira de celebrar os 10 anos do Rio Open, que serão comemorados em 2024, a marca ainda decidiu lançar uma edição limitada do Niro, batizada de Niro Rio Open Limited Edition. Ao todo, serão comercializadas apenas 100 unidades, todas com a logomarca dos 10 anos do torneio na parte traseira e também no console central com a identificação da unidade limitada.
Esta é a primeira vez que o Rio Open ganha um carro “para chamar de seu”. Veículo hibrido pleno, o Niro representa, segundo a Kia, a mudança da marca para a mobilidade sustentável. Além da redução da emissão de poluentes, o carro conta com aplicação de materiais reciclados, uso de tintas à base de água e sem os solventes benzeno, tolueno e xileno, assim como bancos com revestimento produzido a partir de fibras de eucalipto, entre outras características sustentáveis.
A escolha do Niro para ganhar o modelo específico do Rio Open foi justamente por conta dessa sinergia que o veículo possui com o torneio. Isso porque o Rio Open possui diversas ativações relacionadas à sustentabilidade e, em 2023, foi considerado um torneio carbono zero, enquanto o carro foi lançado com o slogan “inovação inspirada pela natureza”.
Ainda nesse tema, alinhada às iniciativas de neutralização de emissões de carbono do Rio Open, a Kia Brasil estendeu às 100 unidades do Niro Rio Open Limited Edition o benefício do programa de compensação de emissão de carbono. As emissões de CO2 geradas pelo deslocamento dos veículos são neutralizadas, sendo compensadas com créditos gerados da Floresta Amazônica.
O carro
O Kia Niro Rio Open Limited Edition é o modelo premium da linha Niro, chamado de Prestige SX. No entanto, o veículo do Rio Open ganhou a cor vermelho-metálica, que ainda não havia sido comercializada no Brasil, assim como banco do motorista com memória de posição (incluindo ajustes dos retrovisores externos, modo de condução e ar-condicionado), painel digital panorâmico com maior requinte, tapetes exclusivos, banco do passageiro com ajuste de relaxamento e bancos dianteiros com ventilação, sem contar a logomarca dos 10 anos do torneio na parte traseira e no console central.
O preço é o mesmo do Prestige SX, com apenas a diferença do valor da pintura metálica, que gera um acréscimo de R$ 2.800. Dessa forma, enquanto o Prestige SX sai por R$ 228.990,00, o Niro Rio Open custa R$ 231.790,00. Neste mês de dezembro, para celebrar o lançamento da edição limitada, o Niro estará com desconto nos dois modelos. O Prestige SX sai por R$ 219.990,00, enquanto o Niro Rio Open custa 222.790,00.
Promoção
O lançamento oficial do Niro Rio Open Limited Edition vem acompanhado da promoção “Kia, um Rio Open para você”. Ao realizar um test-drive com um dos modelos híbridos da Kia (Stonic, Niro ou Sportage), fazer revisão periódica ou comprar qualquer modelo Kia 0km, exceto o caminhão leve Bongo, em qualquer uma das 72 concessionárias, o cliente receberá automaticamente um ou mais números da sorte para concorrer a três viagens com acompanhante para o Rio de Janeiro, com direito às passagens aéreas, estadia em hotel cinco estrelas e ingressos para assistir às semifinais e à final do Rio Open 2024.
Estratégia de mídia
Além do patrocínio ao Rio Open, a Kia Brasil decidiu adquirir uma cota de patrocínio nas transmissões do torneio no Sportv. Em 2024, o canal esportivo fechado do Grupo Globo exibirá cerca de 20 jogos ao vivo. Pelo acordo, a Kia terá direito a cerca de 300 inserções comerciais durante as partidas na TV e no digital, onde a montadora imagina algo em torno de 818 mil impressões e 9 milhões de pessoas impactadas ao longo do torneio.
Kia no tênis
A Kia possui um histórico de presença no tênis. Patrocinadora do Australian Open desde 2002, a montadora sul-coreana ainda tem o espanhol Rafael Nadal como embaixador desde 2004. No Brasil, o Rio Open passou a ser o principal investimento da marca na modalidade neste ano.
“Os brasileiros já reconhecem a Kia como uma marca de automóveis incentivadora dos esportes internacionalmente. Os exemplos mais notórios são o Australian Open, a Copa do Mundo Fifa de Futebol, e o embaixador da marca Rafael Nadal. Ao se associar à IMM Esporte e Entretenimento, organizadora e promotora do Rio Open há 10 anos, e lançar uma série especial do Niro Rio Open Limited Edition, demonstramos a força de duas marcas relevantes no mercado nacional”, destacou José Luiz Gandini, presidente da Kia Brasil.
Rafael Nadal no Rio Open 2024?
Durante o evento em São Paulo, a reportagem da Máquina do Esporte conversou com Thomaz Costa, vice-diretor do Rio Open, e perguntou sobre a possibilidade de Rafael Nadal desembarcar no Rio de Janeiro no ano que vem.
Motivos não faltariam. O espanhol está voltando às quadras após um ano parado e deve encerrar a carreira no final de 2024. O Rio Open é logo no início do ano (de 17 a 25 de fevereiro), no saibro (piso preferido de Nadal), patrocinado pela mesma montadora que tem o espanhol como embaixador e ainda conta com um componente emocional, uma vez que o ex-número 1 do mundo foi o vencedor da primeira edição do torneio brasileiro, em 2014.
Thomaz afirmou que seria “um sonho” ter o espanhol atuando no Jockey Club Brasileiro, mas disse que, pelo menos até o momento, não há nada.
“Ele anunciou recentemente que voltará a jogar em Brisbane como preparação para o Australian Open. Deixou claro que vai sentir como o corpo vai reagir nos primeiros torneios que disputar e, por isso, não está fazendo muitos planos futuros. Ou seja, não há nada. Mas que seria ‘um sonho’ tê-lo no Rio de Janeiro, seria”, resumiu o vice-diretor do Rio Open.