No último domingo (11), o Kansas City Chiefs bateu o San Francisco 49ers por 25 a 22 e conquistou o Super Bowl LVIII. Com isso, a temporada 2023/2024 da NFL já se tornou passado, mas o futuro da liga segue com novidades pipocando nos noticiários internacionais. Afinal, como afirmou o jornalista Sergio Patrick, em sua coluna desta quarta-feira (14) na Máquina do Esporte, “não há limites para o sucesso da NFL”.
Antes mesmo do duelo que rendeu aos Chiefs o quarto título da história da franquia, a liga de futebol americano dos EUA já havia anunciado que fará um jogo inédito na Espanha em 2025. A NFL já revelou, inclusive, que a partida será no Estádio Santiago Bernabéu, na capital Madri, que pertence ao Real Madrid.
Vale destacar que, em novembro de 2023, a NFL chegou a colocar Brasil e Espanha como rivais para receber um jogo internacional da NFL na temporada 2024/2025. Quando o Brasil foi escolhido para sediar um jogo da Semana 1 na próxima temporada, mais precisamente em 6 de setembro, parecia que a Espanha havia perdido a “batalha”. No entanto, os espanhóis só viram o sonho de ter um jogo da liga adiado por uma temporada.
A NFL, porém, não revelou se Madri “substituirá” São Paulo na temporada 2025/2026 ou se as duas cidades receberão partidas na mesma temporada, naquela que seria uma segunda partida da liga em território brasileiro.
Sai Peacock, entra Amazon
A segunda novidade é que a Amazon terá o direito de transmitir uma partida da primeira rodada dos playoffs da próxima temporada com exclusividade no streaming para o mercado dos Estados Unidos. A informação foi veiculada pelo The Wall Street Journal (WSJ).
Se isso de fato ocorrer, o Amazon Prime Video substituirá o Peacock na partida em questão. Na temporada que terminou no último domingo (11), o Peacock exibiu Kansas City Chiefs x Miami Dolphins, com vitória dos Chiefs por 26 a 7, no dia 13 de janeiro. O duelo foi acompanhado por cerca de 28 milhões de espectadores.
Aqui, vale uma observação: em maio do ano passado, muito tempo antes da temporada começar, a Máquina do Esporte já adiantava que esse dia poderia marcar uma ruptura definitiva no modelo de transmissão esportiva a que estamos acostumados, uma vez que seria a primeira vez que um jogo da NFL seria transmitido com exclusividade por uma plataforma de streaming. O que era uma possibilidade à ocasião, confirmou-se cerca de oito meses depois.
De acordo com a publicação, antes da temporada 2023/2024, a Amazon poderia ganhar a opção de adquirir os direitos de um jogo de playoff, caso atingisse as metas de audiência para suas transmissões nas noites de quinta-feira, com o Thursday Night Football (TNF). As metas foram alcançadas, mas, por uma questão financeira, a plataforma abriu mão da prioridade, que foi então abraçada pelo Peacock, da NBC, que teria desembolsado US$ 110 milhões pelo acordo único.
Para 2024/2025, no entanto, a Amazon não deverá ceder novamente a possibilidade de transmitir um jogo ao vivo com exclusividade a uma plataforma concorrente, substituindo, assim, o Peacock. Não se sabe, no entanto, quanto o Prime Video pagará pelo jogo em questão.
Vale lembrar que nada disso é válido para o mercado brasileiro. Por aqui, apenas RedeTV! (TV aberta), ESPN (TV fechada) e Star+ (streaming) detêm os direitos de transmissão da liga.