Proprietário da marca de produtos esportivos Penalty, o Grupo Cambuci divulgou, nesta terça-feira (5), os resultados financeiros relativos ao ano passado. A empresa registrou seu melhor desempenho histórico, com elevação de 5,1% no faturamento bruto consolidado, que passou de R$ 514,3 milhões, em 2022, para R$ 540,5 milhões, em 2023.
Considerando apenas o faturamento bruto no Brasil, o crescimento foi de 14% em comparação a 2022.
A receita líquida do grupo no ano passado atingiu R$ 459,2 milhões, aumento de 4,3% frente aos R$ 440,4 milhões registrados em 2022.
No mercado brasileiro, o avanço na receita líquida foi de 13,6% em relação ao ano anterior. Já o lucro bruto em 2023 atingiu R$ 217,6 milhões, com uma margem de 47,4%. Em 2022, esses números haviam sido, respectivamente, de R$ 198,1 milhões e 45%.
“Em 2023, batemos nosso recorde de faturamento e temos crescido cada vez mais. Atribuo isso à nossa busca constante para a expansão da base de clientes, que teve um aumento de 13,7% em 2023, graças ao portfólio abrangente que atende diversas faixas de renda dos nossos consumidores e ao nosso foco em qualidade, tecnologia e design. O controle de estoques e a austeridade no controle de custos e despesas também têm levado a Penalty a novos níveis”, disse Roberto Estefano, fundador da Penalty e presidente do Conselho Administrativo da Cambuci S.A.
Em 2023, o lucro obtido antes do resultado financeiro, da depreciação e do Imposto de Renda (índice conhecido pela sigla em inglês Ebitda) do grupo avançou R$ 10,80 milhões em comparação a 2022.
A margem Ebitda consolidada passou de 22,6%, no ano retrasado, para 24%, em 2023.
A empresa conta atualmente com três fábricas na Região Nordeste (duas na Bahia e uma na Paraíba), além de um centro de desenvolvimento da Penalty, em São Roque (SP). Ela está presente em 19 países e conta, atualmente, com quase 3 mil funcionários, que atendem a 22 modalidades esportivas.
No Brasil, atualmente, a Penalty fornece as bolas oficiais de competições como o Campeonato Paulista, o Campeonato Carioca e a Copa do Nordeste.
A marca também é parceira do Novo Basquete Brasil (NBB) e de times como Bauru Basket, Magnus Futsal, Esporte Clube Taboão e Vôlei Renata.
“Estamos entusiasmados e empenhados em manter o crescimento ao longo de 2024. Sou muito grato a todos os membros da equipe e parceiros comerciais, que foram cruciais para atingirmos esses resultados excepcionais”, finalizou o executivo.