As parcerias entre o mundo olímpico e as empresas de brinquedos desempenham um papel crucial na promoção dos valores olímpicos e no engajamento do público infantil. Sim, por meio do lúdico é possível gerar a longevidade dos valores olímpicos.
Ao integrar o espírito olímpico em brinquedos e jogos, essas colaborações criam uma ponte entre os atletas e as crianças, inspirando-as com histórias de perseverança, respeito e excelência. Essas iniciativas não apenas aumentam a visibilidade dos Jogos Olímpicos, mas também incentivam a participação ativa das crianças no esporte e nos ideais olímpicos desde cedo, estabelecendo uma base sólida para o futuro do movimento olímpico.
No fim do mês passado, o Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou um acordo de licenciamento global com a Warner Bros. Discovery Global Consumer Products (WBDGCP), divisão de produtos de consumo da empresa. Este acordo permitirá que os personagens dos Looney Tunes, tão amados pelas crianças, sejam apresentados em uma coleção de produtos licenciados oficiais da Olimpíada de Paris 2024.
Personagens como Pernalonga, Lola Bunny, Patolino, Papa-Léguas e Piu-Piu serão incluídos em uma variedade de produtos de consumo desenvolvidos com licenciados oficiais.
Este acordo faz parte do programa de licenciamento global do COI, resultado da Agenda Olímpica 2020+5, que visa a fortalecer e promover a marca olímpica, não apenas durante os Jogos Olímpicos, mas também entre eles. Os produtos Looney Tunes farão parte da Coleção Olímpica, que busca envolver um público jovem e ativo por meio de produtos de marca únicos, como roupas, brinquedos e jogos, bolsas, itens de papelaria e equipamentos esportivos.
Além disso, o COI tem programas de licenciamento principais, como a Coleção de Herança Olímpica, que oferece produtos com elementos de arte e design de edições anteriores dos Jogos, e as Coleções dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que celebram cada edição dos Jogos com uma ampla gama de acessórios, lembranças, equipamentos para fãs e roupas.
O que a Mattel foi fazer nos Jogos Olímpicos?
A Warner Bros. Discovery Global Consumer Products não é a primeira empresa a colaborar com o Comitê Olímpico Internacional (COI) para criar produtos licenciados.
Na última edição da competição, a Mattel celebrou os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 com a primeira coleção de brinquedos dos Jogos Olímpicos.
Esta coleção, lançada como parte de um novo acordo de licenciamento com o COI, destacou a inclusividade e a inovação, com brinquedos refletindo os novos esportes adicionados ao programa olímpico de Tóquio 2020. Produtos como bonecas Barbie, miniaturas Hot Wheels e baralhos Uno foram projetados para inspirar uma nova geração de atletas e fãs em todo o mundo.
Vale lembrar que já falei em outra coluna, escrita em janeiro deste ano, sobre a presença dos videogames nos Jogos Olímpicos, parceria que, aliás, vem lá da década de 1980.
São sinais de que vale sempre a pena manter viva a criança olímpica que existe dentro de nós.
Alessandro Sassaroli escreve mensalmente na Máquina do Esporte