A Mitsubishi Motors anunciou, nesta sexta-feira (19), seu retorno à Stock Car, após um intervalo de 16 anos. A empresa japonesa é a terceira já confirmada na temporada 2025 da principal categoria do automobilismo nacional.
A notícia foi divulgada em uma entrevista coletiva realizada no Autódromo da Interlagos, em São Paulo (SP). A Mitsubishi levará à Stock Car o modelo Eclipse Cross.
As outras duas montadoras já confirmadas para a temporada do ano que vem são a Toyota, com o Corolla Cross, e a Chevrolet, com o Tracker. A quarta participante ainda não foi anunciada.
A escolha do Eclipse Cross acompanha o movimento da própria competição, que substituirá, em 2025, os tradicionais sedans pelas carroceria de veículos utilitários esportivos (SUVs, na sigla em inglês), que passaram a deter a hegemonia do mercado brasileiro nos últimos anos.
Conforme destacou a Máquina do Esporte, em matéria publicada em dezembro do ano passado, a decisão de migrar para os SUVs foi tomada após um desafio proposto pelas montadoras e uma análise do mercado automotivo, que demonstrou uma tendência de queda nas vendas de sedans e um aumento na preferência por utilitários esportivos. A escolha foi fundamentada em uma pesquisa com fãs da categoria, que opinaram sobre a introdução dos novos modelos.
De 2005 a 2008, em sua participação anterior na Stock Car, a Mitsubishi levou à competição o seu sedan Lancer. O modelo foi conduzido, ao todo, por 37 pilotos. Durante essas quatro temporadas, a montadora japonesa esteve presente em 48 corridas, conquistando 38 pódios, 16 vitórias e dois títulos, ambos com Cacá Bueno, em 2006 e 2007.
Mauro Correia, CEO da Mitsubishi Motors no Brasil, comentou sobre o retorno da marca à Stock Car.
“A Mitsubishi Motors sempre esteve muito ligada ao esporte. Apoiamos vela, ciclismo, tênis e, claro, o esporte a motor. Promovemos há 25 anos a Mitsubishi Cup, maior rally cross-country de velocidade da América Latina. Retornarmos à Stock Car, categoria que reúne os mais renomados pilotos em atuação no Brasil, e ter o Eclipse Cross sendo pilotado por eles é muito importante para a nossa marca. Tenho certeza de que faremos um excelente trabalho dentro dessa categoria tão marcante para o automobilismo brasileiro”, afirmou o executivo.
“Para nós, é uma honra poder contar com uma marca que entende e usa o esporte a motor como plataforma de marketing, desenvolvimento e vendas. Ter a Mitsubishi de volta ao grid mostra que nosso caminho de mudança de sedans para SUVs atrai cada vez mais as montadoras a estarem no grid com a maior categoria de automobilismo da América Latina e uma das cinco principais do mundo em carros de turismo”, disse Fernando Julianelli, CEO da Vicar, promotora da Stock Car.