Às vésperas da votação que definirá a sede da Copa do Mundo Feminina 2027, o Ministério do Esporte lançou uma nova campanha que tem o objetivo de promover a candidatura brasileira.
Intitulada “Está Tudo Pronto”, a iniciativa procura mostrar o Brasil como a escolha natural para receber o evento promovido pela Federação Internacional de Futebol (Fifa), com base em experiências anteriores bem-sucedidas, como a Copa do Mundo 2014 e os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016.
Estrelada pelas atletas Cristiane e Tainá, atualmente na seleção brasileira, e pela ex-jogadora Daniela, a campanha argumenta que os estádios, bem como os aeroportos, a rede hoteleira, o ecossistema turístico e toda infraestrutura logística, estão preparados para o Mundial Feminino de 2027.
“Estamos confiantes de que o nosso país oferece todas as condições necessárias para sediar uma Copa do Mundo de Futebol Feminino memorável e inspiradora”, afirmou o ministro do Esporte, André Fufuca.
As peças propõem que a vinda da Copa para o Brasil seria uma oportunidade de promover a igualdade de gênero, valorizar o futebol feminino e empoderar ainda mais as mulheres por meio do esporte.
Em 2023, ainda na gestão de Ana Moser à frente da pasta, foi criada a Estratégia Nacional para o Futebol Feminino, que prevê ações para o incentivo à modalidade, assim como aumentar a profissionalização na área.
“A campanha reflete o compromisso do Governo Federal e do Ministério do Esporte em promover o futebol feminino e seu papel transformador, além de fortalecer a posição do Brasil como líder global no cenário esportivo”, disse Fufuca.
A escolha da sede da Copa do Mundo Feminina 2027 ocorrerá na próxima sexta-feira (17), durante o Congresso Anual da Fifa, que será realizado na Tailândia. Após EUA e México desistirem da disputa, o Brasil passou a ser um forte concorrente, tendo recebido as melhores avaliações técnicas até aqui, na disputa contra a candidatura conjunta de Bélgica, Alemanha e Holanda.