A edição de 2023/2024 da Champions League está perto de acabar. Neste sábado (1º), às 16h (horário de Brasília), o Estádio de Wembley receberá a final do torneio entre Real Madrid e Borussia Dortmund.
Para as marcas que patrocinam a competição, trata-se de um momento que oferece grande visibilidade e também oportunidades de relacionamento com clientes por meio de ativações, já que a maioria dos fãs de futebol gostaria de assistir a uma decisão de Champions League ao vivo.
Heineken
No Brasil, uma das empresas que consistentemente faz ações em torno do evento é a Heineken, patrocinadora da Champions League desde 2005.
Nesta temporada, a cerveja holandesa desenvolveu a campanha global “Cheer To The Real Hardcore Fans” (“Um brinde aos verdadeiros fanáticos por futebol”, em tradução livre) e, para a grande decisão, fará um evento imersivo na cidade de São Paulo (SP), onde os torcedores poderão assistir à partida entre Real Madrid e Borussia Dortmund.
“A ativação da ‘Watch Party’ se conecta diretamente com a campanha global da Heineken para a Champions League 2023/2024, ‘Um brinde aos verdadeiros fanáticos por futebol’, ao proporcionar uma experiência imersiva aos torcedores mais apaixonados. O evento todo foi pensado com o objetivo de criar o ambiente perfeito para o ‘torcedor fanático’ aproveitar a final da competição da melhor maneira possível”, disse Lucas Pires, gerente de marketing da Heineken no Brasil, em entrevista à Máquina do Esporte.
Na “Watch Party”, além da transmissão do jogo, a Heineken também oferecerá experiências aos fãs, como a presença de influenciadores e personalidades do mundo do futebol, um pós-jogo com os DJs Melon Blush, Carola e Heavy DJs, e ainda a exposição de camisas e itens de jogadores lendários da Champions League. O evento acontecerá das 15h às 21h, no Um Rooftop, na zona oeste da capital paulista.
“Foram desenvolvidas três salas dentro do espaço da ‘Watch Party’, cada uma representando uma característica dos fanáticos pela Champions League. A sala dos supersticiosos reúne adereços e amuletos da sorte para o torcedor que acredita em superstições. A sala dos estatísticos traz telas com análises táticas dos jogos e informações essenciais para os fanáticos por estatísticas. E a ‘Gamer Room’ é o local próprio para um momento de descontração em meio à tensão dos jogos, com videogames e tecnologia”, acrescentou Lucas Pires.
“Nosso objetivo é criar uma conexão mais profunda e significativa com os torcedores, oferecendo uma experiência imersiva que vai além da simples transmissão dos jogos”
Lucas Pires, gerente de marketing da Heineken no Brasil
Mastercard
A Mastercard, por sua vez, desenvolveu três promoções no mercado brasileiro para a final da Champions League, todas em parceria com bancos. Em um desses casos, a empresa de meios de pagamento promoveu o sorteio de três pacotes de viagem com direito a um acompanhante cada para clientes do Santander assistirem à decisão em Wembley, por meio da campanha “Chama na Final”.
A outra foi em conjunto com o Itaú Personnalité. Intitulada “Você campeão na Uefa Champions League”, a campanha ofereceu 500 camisas de times oficiais que disputaram o torneio e outras cinco viagens com acompanhante para acompanhar a final da principal competição de clubes da Europa.
Já com o RecargaPay, a Mastercard desenvolveu o projeto “Pagooou, torceu”, que sorteou três viagens para a final do torneio.
Minute Media
A Minute Media, empresa global de conteúdo esportivo e tecnologia, fechou um acordo com Pepsi e Gatorade, marcas do grupo Pepsico, para uma série de materiais relacionados à Champions League. As ações terão espaço nas plataformas The Players’ Tribune e 90min.
Para a Pepsi, dez influenciadores selecionados pela Minute Media iniciaram o projeto com produção de conteúdos que relacionam a empresa com os jogos da competição.
A abordagem vai desde a cultura gastronômica dos torcedores nos estádios europeus até a experiência das partidas, além de fatos do torneio. Duas estrelas do futebol mundial serão personagens de cartas assinadas por eles mesmo na The Players’ Tribune Brasil. Dias depois, em mais uma ativação da Pepsi com a Minute Media, ambos participarão de um episódio do podcast Podpah.
“Além de combinar o esporte ao nosso portfólio, queremos garantir que os nossos consumidores acompanhem de perto cada passe, drible e gol da competição esportiva com maior audiência mundial”, destacou Mariana Gomes, gerente de marketing da Pepsi.
Já em parceria com a marca de bebidas isotônicas, a Minute Media fará a cobertura da participação brasileira no torneio Gatorade 5v5, projeto de futebol juvenil que tem como objetivo desenvolver novos talentos no esporte por intermédio do portal 90min, assim como aconteceu na fase regional, disputada em São Paulo (SP) e no Rio de Janeiro (RJ).
Adidas
Assim como a Mastercard, a Adidas, fornecedora oficial das bolas do torneio, também levou um torcedor do Brasil para assistir à final da Champions League 2023/2024. A promoção consistiu em um sorteio vinculado à compra do perfume da marca esportiva feito em parceria com a Uefa e a competição.
Os compradores do produto deveriam cadastrar o cupom no site para concorrer ao prêmio. Vale destacar que a ativação da Adidas também sorteou uma bola oficial da Champions League para os cadastrados no programa durante todos os dias da oferta.
*Estagiário da Máquina do Esporte, sob supervisão de Adalberto Leister Filho