O automobilismo está cada vez mais atraindo a atenção do público feminino. Uma pesquisa realizada pelo Ibope Repucom apontou que o interesse das mulheres por esportes a motor cresceu 49% nos últimos cinco anos.
O dado faz parte do Sponsorlink, pesquisa sobre hábitos, perfis, atitudes, consumo de meios e comportamento de compra entre fãs de esportes. Considerando-se todos os anos em que o estudo foi realizado, o automobilismo vive seu melhor momento em volume de fãs.
Atualmente, 56% dos brasileiros conectados com 18 anos ou mais se declaram fãs de automobilismo, o que corresponde a 65 milhões de pessoas. Em 2019, 42% dos internautas declarava interesse por esportes a motor, o equivalente a 40 milhões de pessoas.
O novo número de fãs representa um crescimento de 63% (25 milhões de internautas) em comparação com 2019. Deste público, a maioria (51%) é composta por mulheres.
Em 2024, embora os homens continuem com maior participação no número total de fãs de automobilismo (57%), a participação feminina registrou um avanço de 5 pontos percentuais e um crescimento de 15% nos últimos cinco anos.
Analisando-se o público feminino de forma isolada, o interesse feminino passou de 31% em 2019 para alcançar 46% das mulheres atualmente, ou seja, uma evolução de 49% no interesse pelo esporte.
Rejuvenescimento
O automobilismo, que historicamente conta com maior participação de homens e de indivíduos na faixa de 40 a 54 anos, também mostrava afinidade com o público acima de 55 anos.
Em 2024, porém, ainda que a faixa de 40 a 54 anos continue compondo a maioria entre os fãs, houve uma redução na afinidade do público acima de 55 anos e um aumento de interesse entre os mais jovens, na faixa dos 30 a 39 anos.
Fórmula 1
O mesmo movimento de intensificação de crescimento, rejuvenescimento de fãs e aumento na preferência e participação feminina nos últimos cinco anos também é observado entre os fãs da Fórmula 1.
A categoria atingiu em 2024 seu melhor momento histórico em volume de fãs com 51% de brasileiros conectados, o equivalente a 60 milhões de indivíduos afirmando ter interesse ou alto interesse na principal modalidade do automobilismo internacional.
O GP São Paulo de Fórmula 1, que acontecerá entre sexta-feira (1º) e domingo (3), segue a tendência. Em abril, Adriana Andrade, diretora de marketing da etapa, participou do Fórum da Máquina do Esporte 2024 e indicou que 37% dos torcedores que comparecem ao evento são do público feminino.
A média de idade dos torcedores também caiu, de 44 para 36 anos. A tendência é vista como um reflexo da intensificação da presença do GP São Paulo no ambiente digital.
Consumo
Entre os dez esportes mais populares do Brasil, os fãs de automobilismo figuram no Top 5 com os maiores índices de concordância quanto à “alta probabilidade de comprar produtos com o logotipo do seu time ou evento preferido nos próximos três meses”, além de alto índice de “credibilidade” e “preferência” na escolha de marcas patrocinadoras do esporte.
“As mudanças no perfil dos fãs de automobilismo e Fórmula 1, assim como o relacionamento favorável e de alta confiança que mantêm com as marcas patrocinadoras, abrem novas frentes de negócios que possibilitam a adequação com o público de uma nova variedade de setores e categorias”, destacou Danilo Amâncio, coordenador de marketing do Ibope Repucom.
“Compreender os hábitos e atitudes desses novos fãs oferece às marcas uma oportunidade de se conectar com seus valores e aspirações, se tornando referência em seus segmentos na associação dos novos fãs aos valores de alto desempenho e sofisticação do automobilismo”, concluiu.