O GP São Paulo de Fórmula 1 2024 foi realizado neste final de semana no Autódromo de Interlagos e recebeu pouco menos de 300 mil pessoas. O público, além das corridas de F1, Porsche Cup e Fórmula 4, também pôde participar de diversas ativações realizadas por algumas das mais de 400 marcas envolvidas no evento.
Algumas patrocinadoras apostaram em ativações nas arquibancadas, nomeando setores e enriquecendo a experiência dos visitantes com diferentes experiências, que se somaram às disputas na pista com programações próprias.
Porto Bank
O Porto Bank, braço de serviços financeiros da Porto Seguro, esteve no GP pelo terceiro ano consecutivo com uma arquibancada coberta com mais de 4 mil lugares, posicionada no final da reta oposta do circuito de Interlagos.
A marca proporcionou aos visitantes atividades interativas, como simuladores de corrida. O espaço também contou com uma roda-gigante e um palco, onde foram realizados shows de música com DJs.
A programação envolveu a presença de alguns pilotos patrocinados pela Porto Seguro. Gabriel Bortoleto (piloto da Fórmula 2), Felipe Drugovich (reserva da Aston Martin na F1), Aurelia Nobels (F1 Academy), Rubens Barrichello (Stock Car e ex-F1), Fernando “Fefo” Barrichello (Fórmula 4) e Eduardo “Dudu” Barrichello (Stock Car) passaram pelo espaço.
Durante o final de semana do GP, alguns visitantes foram premiados com outras experiências, como visitas ao paddock e uma volta rápida em um carro da Porsche Cup. A ativação também contou com uma loja de produtos licenciados e distribuição de brindes colecionáveis, além de opções de alimentação e bebidas.
Shell
A Shell também contou com uma arquibancada no GP São Paulo 2024, a chamada “Shell Box Clube”. O espaço, também com assentos cobertos, foi montado no início da reta dos boxes.
Assim como o espaço da Porto Seguro, a ativação da Shell disponibilizou simuladores de corrida. O participante que cravou o melhor tempo na experiência foi premiado com uma camisa autografada da Ferrari.
Os visitantes também puderam comprar produtos licenciados da equipe em lojas posicionadas na ativação. Durante os dias em que esteve ativa, a ativação recebeu a visita de Gianluca Petecof (piloto da Stock Car) e Aurelia Nobels, ambos patrocinados pela Shell.
Em parceria com a Senna Brands, a Shell também criou uma área para divulgação do Shell V-Power Etanol. O local, projetado para ser “instagramável”, foi decorado com fotos de Ayrton Senna.
Heineken Village
A Heineken também ativou seu patrocínio ao GP São Paulo com a criação de algo parecido com um festival. A empresa contou com um espaço de aproximadamente 30 mil metros quadrados, posicionado entre a curva do “Bico de Pato” e a subida para os boxes, pouco antes da reta principal.
No gramado, foram instaladas atividades que podiam ser acessadas a partir de uma fila virtual, além de telões e um palco, onde DJs se apresentaram durante os três dias de evento. Os visitantes puderam se sentar sob coberturas para acompanhar as corridas. Em alguns pontos, era possível se posicionar a até 30 metros da pista.
Entre as atividades, esteve a Senna Legacy Arena, em que os visitantes tiveram acesso a um filme com momentos da carreira de Ayrton Senna. No centro da ativação, ficou exposto o troféu do GP Brasil de 1991, vencido pelo piloto. Na saída, os participantes foram presenteados com um copo do chopp da marca.
O Player 0.0, campeonato de automobilismo virtual promovido pela Heineken desde 2021, esteve presente com uma atividade de simuladores de Fórmula 1. O local também contou com uma tirolesa de 130 metros de extensão.
Além do gramado, a ativação ainda teve outros espaços. Os visitantes da categoria “Estrela” tiveram acesso a um ambiente sobre uma estrutura mais alta, que permitiu a visualização de mais trechos da pista. Aqueles que optaram por essa categoria puderam comer e beber à vontade, bem como acessar as atividades do gramado.
Havia também um espaço ainda mais reservado, coberto e com mais mesas e assentos, além de um bufê com “finger foods” e outras opções de alimentação. No sábado (2), a área recebeu a visita de Max Verstappen e Sergio Pérez, pilotos da Red Bull.