Em 20 de dezembro, há exatos 10 dias, a Máquina do Esporte divulgou o acordo do Atlético-MG com a casa de apostas H2bet, nova patrocinadora máster do clube mineiro até 2027. No texto, entre os detalhes do acerto com a nova parceira, também revelamos que o Galo estava em conversações com a Nike para substituir a Adidas como nova fornecedora de material esportivo do time. Isso se tornou uma certeza nesta segunda-feira (30).
A confirmação do acerto com a marca norte-americana para o lugar da concorrente alemã foi feita por Rubens Menin, principal acionista da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do clube mineiro, em um vídeo gravado e publicado por ele em seu próprio perfil no Instagram para a “Massa”, apelido da torcida do Galo.
“Fechamos dois patrocínios importantes para o nosso futebol: a H2bet e a Nike. Dois patrocinadores fortes, que vão nos ajudar em 2025”, afirmou Menin.
Apesar da fala, o contrato com a Nike será válido apenas a partir de 2026, já que o contrato com a Adidas se encerrará em 31 de dezembro de 2025. A Máquina do Esporte entrou em contato com Atlético-MG e Nike, mas tanto o clube como a marca disseram que, no momento, não se pronunciarão sobre o assunto.
Nike com dois, Adidas com três
Com o acordo com o Galo, a Nike voltará a ter dois clubes parceiros no futebol brasileiro em janeiro de 2026, o que não acontecia desde abril de 2022, quando a marca deixou o Red Bull Bragantino, que, à época, fechou com a New Balance.
Além do Atlético-MG, a Nike também tem o Corinthians, em um contrato válido até o fim de 2025, com uma cláusula de renovação automática que pode prolongar a parceria até 2029. Nos bastidores, o clube paulista tenta ajustar os termos financeiros desse acordo.
Pelo lado da Adidas, será o segundo clube que a marca perde no mercado brasileiro em pouco tempo. O primeiro foi o São Paulo, que encerrou o contrato com a marca no fim de 2023 e fechou com a New Balance. Por outro lado, a marca alemã renovou recentemente com o Cruzeiro (até 2030) e o Internacional (até 2029). Antes, no primeiro semestre deste ano, já havia renovado com o outro time com o qual tem contrato, o Flamengo (até 2029).
Atualmente, a marca com mais acordos de material esportivo na Série A do Brasileirão é a Umbro, com quatro (Fluminense, Grêmio, Santos e Sport), ao lado da Adidas (que terá quatro até o fim de 2025). O atual campeão Botafogo tem contrato com a Reebok, enquanto o Vasco tem acerto com a Kappa, e o São Paulo, com a New Balance.
A lista ainda conta com Fortaleza e Vitória (Volt Sport), Juventude (marca própria 19Treze), Bahia (marca própria Esquadrão), Ceará (marca própria Vozão) e Mirassol (Athleta).
Por fim, a Puma, que recentemente anunciou um acordo com o Red Bull Bragantino até 2029, ainda tem o Palmeiras como parceiro em um contrato válido até 2028.