Pular para o conteúdo

Receitas publicitárias das equipes esportivas dos EUA crescem 12% e atingem US$ 7,66 bilhões em 2024

Equipes da Major League Baseball lideraram tendência de crescimento, com um aumento de 16% no faturamento com patrocínios

Los Angeles Dodgers, de Shohei Ohtani, foi a equipe que mais faturou em 2024 - Reprodução / Instagram (@shoheiohtani)

As equipes que integram as principais ligas esportivas dos Estados Unidos obtiveram aumento em suas receitas publicitárias no ano passado. Estudo divulgado nesta semana pela SponsorUnited mostra um aumento de 12% no faturamento com patrocínios, em comparação a 2023.

As franquias que integram a Major League Baseball (MLB) registraram a maior alta no período, com suas receitas publicitárias crescendo US$ 300 milhões (R$ 1,8 bilhões, pela cotação atual), de 2023 para 2024, o que equivale a um aumento de 16%.

A MLB também conta com a equipe que mais faturou com novos contratos publicitários no ano. Trata-se do Los Angeles Dodgers, com US$ 70 milhões (R$ 423,86 milhões) em patrocínios fechados ao longo de 2024.

Esse movimento foi impulsionado pelo astro Shohei Ohtani, que atraiu patrocínios de dez marcas japonesas para a equipe da Califórnia, justificando o investimento de US$ 700 milhões (R$ 4,3 bilhões) feito pelos Dodgers em sua contratação, que é considerada a maior da história do esporte.

Conforme já divulgou a Máquina do Esporte, a estimativa é de que o atleta já tenha movimentado em torno de US$ 4,4 bilhões (R$ 26,6 bilhões) nos Estados Unidos e no Japão.

NFL lidera ranking de arrecadação

Mais popular liga esportiva dos Estados Unidos, a National Football League (NFL) lidera o ranking da SponsorUnited, em termos de arrecadação absoluta. Suas equipes faturaram US$ 2,3 bilhões (R$ 13,9 bilhões) com publicidade, em 2024. Na sequência vem a MLB, com um total de US$ 1,84 bilhão (R$ 11,1 bilhões).

Já as franquias da National Basketball Association (NBA) ganharam cerca de US$ 1,5 bilhão (R$ 9 bilhões) com publicidade, enquanto as da National Hockey League (NHL) obtiveram US$ 1,35 bilhão (R$ 8,1 bilhão).

As equipes da Major League Soccer (MLS) arrecadaram, juntas, US$ 665 milhões (R$ 4 bilhões) com publicidade em 2024. Por outro lado, 18% desse total é proveniente de novos acordos de patrocínio, percentual que supera os das demais ligas.

Esse movimento é impulsionado pela presença do craque argentino Lionel Messi, que atualmente joga pelo Inter Miami.

O estudo mostra, ainda, que as faculdades da Power Conferences (que reúne as principais equipes de futebol americano universitário dos Estados Unidos) faturaram US$ 860 milhões (R$ 5,2 bilhões) com patrocínios, em 2024, aumento de 7% na comparação com o ano anterior.

Desse total, US$ 186 milhões (R$ 1,12 bilhão) são relativos a novos contratos, fechados ao longo de 2024.