A Fifa anunciou, nesta quinta-feira (5), uma parceria com o Fundo de Investimento Público (PIF, na sigla em inglês) da Arábia Saudita para a Copa do Mundo de Clubes, que será disputada nos Estados Unidos, de 14 de junho a 13 de julho.
“Estamos muito felizes em receber o PIF como parceiro da Copa do Mundo de Clubes da Fifa. Juntos, esperamos realizar um torneio que inspire e una torcedores de todo o mundo”, declarou Romy Gai, diretor de negócios da Fifa.
Embora o valor do acordo não tenha sido revelado por ambas as partes, a chegada do fundo saudita ao torneio mostra como o país do Oriente Médio tem se tornado um dos principais financiadores da entidade que comanda o futebol.
Em 2023, a Aramco, petrolífera saudita, tornou-se patrocinadora da Fifa com contrato até 2034, ano em que a Arábia Saudita será sede da Copa do Mundo Masculina. À ocasião, o jornal britânico The Times noticiou que o acordo previa um pagamento de US$ 100 milhões por ano.
Investidor e dono
No Mundial de Clubes, a Fifa anunciou que o PIF “permitirá maior participação no esporte, abrindo novas oportunidades, fomentando a inovação e engajando torcedores em todo o mundo”.
A competição contará com 32 dos principais clubes do planeta, com representantes das seis confederações continentais, incluindo quatro times brasileiros: Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras.
A competição também contará com o Al-Hilal, de Riad, um dos quatro times da Arábia Saudita controlados pelo PIF desde 2023. O fundo saudita é dono de 75% da equipe.
“O PIF está criando um legado de impacto transformador no esporte, inclusive por meio de suas parcerias, gerando resultados positivos e duradouros em todos os níveis, desde jogadores e torcedores até as comunidades anfitriãs”, disse Mohammed AlSayyad, chefe de marca corporativa do PIF.

Patrocínios
Além do PIF como parceiro comercial, já foram anunciados como patrocinadores da Copa do Mundo de Clubes outras nove empresas: Adidas, Bank of America, Budweiser, Coca-Cola, Hisense, Lenovo, Motorola, Qatar Airways e Visa.
“Os parceiros da primeira Copa do Mundo de Clubes da Fifa acreditam na nossa visão de tornar o futebol verdadeiramente global”, ressaltou Romy Gai.
“O apoio deles ao torneio não só será essencial para seu sucesso, como também sustentará o investimento no desenvolvimento do futebol de clubes em todos os lugares”, completou o executivo.
Mídia
O DAZN adquiriu os direitos de transmissão globais da competição nos Estados Unidos por US$ 1 bilhão. Pelo acordo, a plataforma de streaming esportivo tinha o direito de sublicenciar esses ativos para emissoras locais, desde que fosse garantida a exibição gratuita dos jogos. No Brasil, a empresa já firmou acordos com TV Globo, Sportv e CazéTV.
Novamente há um dedo saudita nesse acordo. Em fevereiro, foi anunciado que o Surj Sports Investment adquiriu uma parte do DAZN por um valor não divulgado, mas que a Bloomberg afirmou ter sido de pelo menos US$ 1 bilhão.
“Estamos desbloqueando oportunidades para impulsionar o crescimento do esporte em todo o mundo”, declarou Mohammed AlSayyad.