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Com PIF na Copa do Mundo de Clubes, Arábia Saudita aumenta investimento na Fifa

Fundo de Investimento Público do país árabe se junta à lista de patrocinadores da competição, que reunirá 32 times nos EUA

PIF se tornou parceiro da Copa do Mundo de Clubes da Fifa - Divulgação

PIF se tornou parceiro da Copa do Mundo de Clubes da Fifa - Divulgação

A Fifa anunciou, nesta quinta-feira (5), uma parceria com o Fundo de Investimento Público (PIF, na sigla em inglês) da Arábia Saudita para a Copa do Mundo de Clubes, que será disputada nos Estados Unidos, de 14 de junho a 13 de julho.

“Estamos muito felizes em receber o PIF como parceiro da Copa do Mundo de Clubes da Fifa. Juntos, esperamos realizar um torneio que inspire e una torcedores de todo o mundo”, declarou Romy Gai, diretor de negócios da Fifa.

Embora o valor do acordo não tenha sido revelado por ambas as partes, a chegada do fundo saudita ao torneio mostra como o país do Oriente Médio tem se tornado um dos principais financiadores da entidade que comanda o futebol.

Em 2023, a Aramco, petrolífera saudita, tornou-se patrocinadora da Fifa com contrato até 2034, ano em que a Arábia Saudita será sede da Copa do Mundo Masculina. À ocasião, o jornal britânico The Times noticiou que o acordo previa um pagamento de US$ 100 milhões por ano.

Investidor e dono

No Mundial de Clubes, a Fifa anunciou que o PIF “permitirá maior participação no esporte, abrindo novas oportunidades, fomentando a inovação e engajando torcedores em todo o mundo”.

A competição contará com 32 dos principais clubes do planeta, com representantes das seis confederações continentais, incluindo quatro times brasileiros: Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras.

A competição também contará com o Al-Hilal, de Riad, um dos quatro times da Arábia Saudita controlados pelo PIF desde 2023. O fundo saudita é dono de 75% da equipe.

“O PIF está criando um legado de impacto transformador no esporte, inclusive por meio de suas parcerias, gerando resultados positivos e duradouros em todos os níveis, desde jogadores e torcedores até as comunidades anfitriãs”, disse Mohammed AlSayyad, chefe de marca corporativa do PIF.

Exposição da taça do Super Mundial de Clubes em Nova York, em ação do DAZN e da Fifa - Reprodução / Instagram @dazngroup
Exposição da taça da Copa do Mundo de Clubes em Nova York, em ação do DAZN e da Fifa – Reprodução / Instagram (@dazngroup)

Patrocínios

Além do PIF como parceiro comercial, já foram anunciados como patrocinadores da Copa do Mundo de Clubes outras nove empresas: Adidas, Bank of America, Budweiser, Coca-Cola, Hisense, Lenovo, Motorola, Qatar Airways e Visa.

“Os parceiros da primeira Copa do Mundo de Clubes da Fifa acreditam na nossa visão de tornar o futebol verdadeiramente global”, ressaltou Romy Gai.

“O apoio deles ao torneio não só será essencial para seu sucesso, como também sustentará o investimento no desenvolvimento do futebol de clubes em todos os lugares”, completou o executivo.

Mídia

O DAZN adquiriu os direitos de transmissão globais da competição nos Estados Unidos por US$ 1 bilhão. Pelo acordo, a plataforma de streaming esportivo tinha o direito de sublicenciar esses ativos para emissoras locais, desde que fosse garantida a exibição gratuita dos jogos. No Brasil, a empresa já firmou acordos com TV Globo, Sportv e CazéTV.

Novamente há um dedo saudita nesse acordo. Em fevereiro, foi anunciado que o Surj Sports Investment adquiriu uma parte do DAZN por um valor não divulgado, mas que a Bloomberg afirmou ter sido de pelo menos US$ 1 bilhão.

“Estamos desbloqueando oportunidades para impulsionar o crescimento do esporte em todo o mundo”, declarou Mohammed AlSayyad.