Pular para o conteúdo

DAZN abandonará pay-per-view para eventos de boxe em busca de maior audiência com modalidade

Movimento da plataforma pode indicar nova tendência no mercado de transmissões esportivas de esportes de combate

Boxeadores se enfrentam em luta do Riyadh Season, na Arábia Saudita - Reprodução / X (@RiyadhSeason)

O DAZN deixará de transmitir eventos de boxe das bandeiras Riyadh Season e The Ring no sistema pay-per-view. A partir do dia 16 de agosto, quando Moses Itauma e Dillian Whyte se enfrentam na Arábia Saudita, todas as lutas serão gratuitas para os assinantes da plataforma.

A mudança foi confirmada por Turki Alalshikh, ministro e atual presidente da Autoridade Geral de Entretenimento da Arábia Saudita, após reunião com Shay Segev, CEO do DAZN. O promotor esportivo comanda os eventos Riyadh Season e The Ring, ambos transmitidos pela plataforma.

“Temos uma grande visão para o crescimento do boxe e decidimos: chega de pay-per-view. A partir do nosso programa em novembro, todos os eventos da Riyadh Season e do The Ring serão gratuitos para assinantes da DAZN”, escreveu Alalshikh em seu perfil no X, antigo Twitter.

“O modelo pay-per-view prejudicou o boxe e não o apoiaremos mais. Estamos com os fãs de luta”, acrescentou.

O movimento pode indicar uma nova tendência no mercado de transmissões de esportes de combate. Modalidades como o boxe costumam ser transmitidas através do formato de pay-per-view, em que o consumidor paga pelos eventos que deseja assistir. 

Alcance

Com a expansão dos streamings no mercado de mídia, a barreira de entrada para acompanhar esportes de combate ficou alta, já que, além de ter que passar as assinaturas das plataformas, os fãs também precisam pagar pelos eventos.

Assim, a barreira de entrada para acompanhar os esportes de combate fica alta, principalmente em comparação com esportes como futebol, basquete, futebol americano e beisebol, entre outros. 

Ao passar a transmitir as lutas de maneira gratuita para seus assinantes, o DAZN possibilita maior acesso aos eventos, o que deve potencializar o interesse e, consequentemente, as audiências.

O DAZN foi criticado em 2022 ao desistir de abandonar o modelo de pay-per-view para o boxe, algo que indicou que faria ao entrar nos Estados Unidos em 2018. Com o novo anúncio, a plataforma espera fortalecer sua base de assinantes no país.