Pular para o conteúdo

Ex-jogador Neto aproveita fama de polêmico e avança em parcerias com diversas marcas

Patrocínios incluem casa de apostas, medicamento, motocicletas, empresa de estruturas esportivas e franquia de recursos de multas de trânsito

Ex-jogador e atual apresentador Neto na sede da Suzuki Haojue - Reprodução / Instagram (@10neto)

Dentre os grandes debates que abalaram o futebol brasileiro em meses recentes, houve um que conseguiu romper a bolha esportiva e alcançar o universo da música.

Alvo de críticas ferozes do ex-jogador, comentarista e apresentador Neto, o atacante Memphis Depay, do Corinthians, resolveu apelar para uma vingança, vamos dizer, poética.

O atleta da Holanda, que também é rapper nas horas vagas, dedicou, em uma música lançada neste ano, os seguintes versos ao apresentador de “Os Donos da Bola”: “Neto pagando de doido, vai ver é paixão pelo game. Ou cada vez que mancha meu nome, suas contas estão sendo pagas”.

Se por um lado a postura de Memphis, nesse caso, não caiu bem junto a grande parte da torcida corintiana, que considera Neto um ídolo inquestionável (ele liderou a equipe na conquista do primeiro título do Brasileirão, em 1990), a afirmação feita pelo holandês (de que a renda do ex-jogador dependeria da fama alheia) está longe de ser verdadeira.

Neto comunicador

Que Neto fatura, nos dias atuais, é fato. Mas isso decorre da própria fama do ex-camisa 10, que soube desenvolver um estilo próprio de se comunicar com o público.

Nos tempos em que era jogador, Neto nunca fugiu de polêmica com treinadores, dirigentes, árbitros e outros jogadores, postura que, muitas vezes, acabou custando caro ao atleta, como quando ele foi suspenso por quatro meses, após cuspir no juiz José Aparecido de Oliveira, que apitou um clássico entre Corinthians e Palmeiras em 1991, vencido pelo time alviverde.

Atuando como comentarista e apresentador na Band e na Rádio Craque Neto (no YouTube), o “Xodó da Fiel” continua fiel ao estilo polêmico e autêntico, com direito a zombarias em relação aos rivais, ataques de raiva diante de eventuais derrotas do Corinthians e ainda previsões que nem sempre se realizam.

Os comentários exaltados sobre os mais variados temas rendem cortes de vídeo que fazem sucesso nas redes sociais, ajudando a impulsionar a figura do Neto comunicador, que acaba por se tornar um prato cheio para as marcas.

Nesta sexta-feira (8), por exemplo, ele foi anunciado como embaixador da fabricante de estruturas esportivas Recoma para a Confut Sudamericana 2025, evento que ocorrerá nos dias 3 e 4 de setembro, na Mercado Livre Arena Pacaembu, em São Paulo (SP).

“Ter o Neto com a gente na Confut é motivo de muito orgulho. Além de ser um ícone dos gramados, ele é um dos comunicadores mais autênticos do Brasil. Sua presença fortalece nosso propósito de levar informação, tecnologia e paixão ao centro das discussões sobre o esporte que move milhões”, disse Sergio Schildt, presidente da Recoma.

O empresário acredita que “a chegada do comunicador como embaixador reforça o compromisso da empresa em promover debates relevantes para o futuro do futebol”.

Neto é o novo embaixador da fabricante de estruturas esportivas Recoma – Divulgação

Outras parcerias

Quem acessa a conta oficial do ex-jogador no Instagram depara com uma série de parcerias publicitárias.

Elas incluem marcas de motocicletas, medicamentos, casa de apostas e até mesmo uma empresa especializada em recuperação de multas de trânsito.

O ex-atleta é embaixador da plataforma de apostas 7k, atual patrocinadora máster do Santos, um dos clubes pelo qual o ex-meia atuou (na verdade, ele jogou pelos quatro grandes paulistas).

“Neto sempre se credenciou como umas das figuras mais importantes no meio do futebol, tanto quando atuava dentro de campo quanto agora como apresentador na TV. A imagem dele, com um jeito único de apresentar e comentar, foi fundamental para essa parceria, pois existe uma relação mútua de entrega entre as duas partes”, explica José Victor Valadares, diretor de negócios da 7k.

“Como apresentador ele é uma figura influente, atraindo uma grande audiência. Sua credibilidade e forte ligação com o público esportivo foram essenciais para o sucesso da parceria, expandindo o alcance da marca e gerando resultados expressivos”, reforça Talita Lacerda, diretora executiva de operações da Ana Gaming, detentora das marcas 7K, Cassino e Vera.

Mas as parcerias publicitárias de Neto não param por aí. Em janeiro, ele estava nos Estados Unidos, divulgando uma série de conteúdos no Universal Orlando Resort.

Neto também é embaixador da Help Multas, rede de franquias especializada em prestar apoio a motoristas que sofreram autuações de trânsito.

Ele ainda estrelou, ao lado do cantor sertanejo Leonardo (que é corintiano), um dos vídeos da campanha publicitária do cimento Votorantim.

Mais recentemente, a Suzuki Haojue aproveitou a fama do ex-meia na divulgação da motocicleta DR160.

Além disso, Neto fez parceria com outro ídolo do Corinthians, o ex-volante Vampeta, na campanha do CataflamPro. A marca anunciou que pretende firmar patrocínio à primeira equipe que cair na Série A do Brasileirão deste ano e recorreu ao estilo irreverente da dupla para divulgar o patrocínio.

Neto ainda foi uma das atrações, ao lado do ex-goleiro Marcos, da transmissão feita pelo Prime Video da disputa entre Corinthians e Palmeiras nas oitavas de final da Copa do Brasil 2025.

Na semana passada, o streaming da Amazon bateu a marca de 1 milhão de aparelhos únicos conectados durante a exibição do jogo de ida, que foi narrado por Galvão Bueno.