O presidente do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista, o Bap, e o gerente-geral da Betano, Guilherme Augusto Figueiredo, participaram de uma transmissão ao vivo no YouTube, na manhã desta quarta-feira (20), para comentar a respeito dos detalhes do contrato de patrocínio máster da casa de apostas ao clube, que é o maior da história do futebol brasileiro.
O acordo foi aprovado pelo Conselho Deliberativo na última terça-feira (19), será válido por três temporadas (até 31 de dezembro de 2028) e renderá R$ 268 milhões anuais fixos ao clube.
Os valores envolvendo esse contrato chamam a atenção, já que superam as quantias que, juntos, Corinthians, Palmeiras e Fluminense recebem de Esportes da Sorte (R$ 103 milhões), Sportingbet (R$ 100 milhões) e Superbet (R$ 52 milhões), em seus respectivos acordos de patrocínio máster.
A soma milionária, porém, tem sua explicação e se insere numa estratégia global da Betano, que hoje busca firmar parcerias com as principais competições e os clubes mais populares, nos mercados onde atua.
Em Portugal, por exemplo, ela é parceria dos três maiores times do país, ocupando as mangas da camisa do Benfica e o espaço principal nos uniformes de Sporting e Porto.
Na Alemanha, a Betano é parceira do Bayern de Munique, equipe que mantém hegemonia quase que inabalável na Bundesliga, nas últimas décadas.
No Reino Unido, onde a proibição do patrocínio máster de apostas passará a vigorar a partir da temporada 2026/2027, a marca possui acordo com o Aston Villa.
Expansão para a América Latina
Conforme já noticiou a Máquina do Esporte, neste ano a Betano intensificou a sua atuação na América Latina.
Em um passado recente, a empresa chegou a patrocinar clubes no Brasil, como Fluminense e Atlético-MG.
Nos últimos tempos, porém, seu foco estava em dominar os naming rights das duas principais competições do futebol masculino no país, a Série A do Brasileirão e a Copa do Brasil.
A nova estratégia da marca busca fortalecer presença nos mercados da região, a partir de acordos com times de expressão nacional.
Dessa forma, em maio deste ano a Betano firmou patrocínio máster ao River Plate, clube que possui a segunda maior torcida da Argentina.
A casa de apostas também é a principal parceira comercial da Liga Profesional de Fútbol (LPF) e detém os naming rights dos torneios nacionais Apertura e Clausura.
No mês passado, a Kaizen Gaming, proprietária da Betano, anunciou mudanças em sua estrutura de marketing, visando fortalecer sua atuação nas Américas.
Arthur Niggemann assumiu a gerência do setor na América Latina, enquanto Raquel Arruda passou a liderar a operação brasileira.
A parceria da Betano com o Flamengo faz com que a plataforma aplique, no Brasil, uma estratégia parecida à adotada na Argentina.
Poder das mídias do Flamengo
Durante a transmissão ao vivo, Guilherme Figueiredo comentou sobre os planos comerciais da marca. “Globalmente, temos procurado nos associar às principais propriedades publicitárias de cada país”, disse.
No decorrer do evento, tanto o executivo quanto Bap fizeram questão de se referir ao acordo como parceria, que seria algo muito além de um patrocínio.
O contrato contemplará não apenas a exposição na camisa do time masculino profissional, mas também o apoio às categorias de base e às equipes femininas, além das modalidades olímpicas do clube e da Flamengo TV, que, segundo Figueiredo, foi um fator decisivo para que a parceria alcançasse o valor recorde.
A Betano inclusive irá investir nos novos estúdios da Flamengo TV, que terá sua marca estampada no espaço principal da camisa do clube, até a estreia do patrocínio máster da casa de apostas, que ocorrerá no próximo dia 31 de agosto, em partida contra o Grêmio, válida pela Série A do Brasileirão.
“A força das mídias do Flamengo foi um dos principais catalizadores para esse acordo”, disse o executivo. Segundo ele, a Betano teria experimentado forte crescimento em seus perfis nas redes sociais, após o anúncio da parceria com o clube (o executivo não citou números).
O Flamengo é líder disparado, há vários anos, no ranking digital do Ibope Repucom. Neste mês, o clube somava 63,9 milhões de seguidores no agregado de Facebook, Instagram, X, TikTok e YouTube.
O Corinthians, segundo colocado na pesquisa, conta com 41,4 milhões de inscritos nas quatro redes analisadas pela empresa.
Internacionalização
A parceria com a Betano também prevê um reforço ao projeto de internacionalização do Flamengo. De acordo com Bap, a ideia é a aproveitar a atuação da casa de apostas em outros mercados, para promover ações envolvendo o clube.
“Vamos ativar o Flamengo em outros mercados”, disse Figueiredo, que citou países onde a empresa atua, como Alemanha, México, Nigéria, Argentina e Portugal, que deverão contar com iniciativas envolvendo a equipe rubro-negra.
Na transmissão, o executivo também considerou viável a possibilidade de a casa de apostas promover amistosos internacionais do Flamengo com outros clubes parceiros da marca, como River Plate ou Bayern de Munique.