Pular para o conteúdo

Maquinistas: Kids League unirá esporte, games e educação em novo projeto de competição escolar

Com Ivan Ballester como presidente, e Lucaneta, Henry Japa e agência Scout como sócios, iniciativa busca trazer uma nova forma de organizar torneios escolares

Lucaneta e Ivan Ballester participaram do Maquinistas - Reprodução / YouTube (@maquinadoesporte)

Primeira competição escolar do Brasil no formato de “creator league”, a Kids League integrará esporte, entretenimento, tecnologia e influenciadores digitais para conectar as novas gerações. Com Ivan Ballester, fundador do Esporte Educa, como presidente, e os influenciadores Lucaneta e Henry Japa, além da agência Scout, como sócios, o projeto busca incluir diversas habilidades envolvidas no ambiente escolar na fórmula de disputa para abraçar os diferentes perfis de alunos.

Com um ecossistema que combina esporte físico, universo gamer, quizzes educativos ao vivo e regras gamificadas que influenciam o resultado final, além de momentos como o “pênalti do professor”, a Kids League quer fazer com que crianças e adolescentes se movimentem e aprendam por meio do esporte de um jeito divertido e alinhado à linguagem dessa fase da vida.

“A tribo de educação com a de games e a de esporte físico se somam para um único resultado. A partida começa nos games, com as escolas se enfrentando. Quem ganhar tem direito a algumas cartas, e essas cartas impactam o jogo real. Começa o jogo real e, no intervalo do primeiro para o segundo tempo, tem a parte educacional, tipo um ‘passa ou repassa’. E aí entram os times de educação, que, dependendo do número de acertos, vão ganhar mais cartinhas como ‘elimine alguém do outro time’ ou ‘pênalti do professor’. Então, a gente gamificou tudo”, comentou Ivan Ballester, em sua participação no Maquinistas, o podcast da Máquina do Esporte.

A primeira edição da Kids League contará apenas com futsal. Mas a ideia dos organizadores é expandir esse número para o máximo possível de modalidades, seguindo essa mesma lógica de gamificação, educação e inclusão de todos os perfis de alunos. Além disso, para o ano que vem, a competição quer explorar o tema da Copa do Mundo em conjunto com a Adidas, parceira do projeto.

“No ano que vem começa uma coisa mais ambiciosa. A gente vai usar o tema da Copa do Mundo, até por conta da nossa parceria com a Adidas. E entendendo que vai ser o primeiro Mundial com 48 nações, a gente vai explorar isso para masculino e feminino, e também planejamos uma expansão tanto de idades como de uma ou outra modalidade nova”, completou Ivan, que esteve no estúdio ao lado de Lucaneta.

O podcast Maquinistas, apresentado por Erich Beting e Gheorge Rodriguez, com a participação de Ivan Ballester, presidente da Kids League e fundador da Esporte Educa, e Lucaneta, fundador da Kids League, irá ao ar nesta terça-feira (26), às 19h (horário de Brasília), no canal da Máquina do Esporte no YouTube: