Pular para o conteúdo

Música, animes e moda: A nova cara do beisebol passa pelo MLB Life

Ao se projetar como hub, MLB mostra que a sobrevivência de uma liga passa também por sua capacidade de traduzir esporte em cultura, criando vínculos e contando histórias

MLB Life é um projeto multimídia que não fala diretamente sobre beisebol, mas conecta a liga a outros segmentos - Divulgação / MLB Life

Major League Baseball (MLB) tem apostado em uma estratégia ousada para se reposicionar não apenas como liga esportiva, mas como um hub cultural. Trata-se da criação do MLB Life, projeto multimídia que não fala diretamente sobre beisebol, mas conecta a liga a outros segmentos e traz conteúdos sobre música, moda, gastronomia, arte e o estilo de vida de seus atletas.

A lógica parte de um diagnóstico claro: as novas gerações não consomem só partidas, mas experiências culturais. Um fã pode não acompanhar uma temporada inteira, mas se conectar a um jogador pelo estilo, gosto musical ou até pela afinidade com animes. Jazz Chisholm Jr., do New York Yankees, gravando músicas com o companheiro Nick Gordon, ou a série “Heroes of the Game”, feita em parceria com artistas de “One Piece” e “Fullmetal Alchemist”, são exemplos de conteúdos produzidos pela plataforma. Nesse contexto, o beisebol é o denominador comum de vários assuntos diversos.

Essa abordagem não surge por acaso. Historicamente, a MLB enfrenta um desafio com seu público envelhecido e distante das novas gerações.

Mas a virada já aparece nos números: a média de idade dos espectadores do canal MLB.TV caiu de 48 para 44 anos, e o público de 18 a 24 anos cresceu 11% em 2023. Entre os fãs mais engajados digitalmente, 58% têm menos de 44 anos, com quase um terço na faixa dos 18 a 34. Veja mais sobre os dados.

Para o mercado esportivo, fica a lição de que a competição não é apenas com outras ligas ou modalidades, mas com todo o universo cultural que disputa atenção diariamente, e de que é possível realizar colaborações para se dividir um pouco do “pedaço da torta”, da atenção e do interesse do fã.

Ao se projetar como hub, a MLB mostra que a sobrevivência de uma liga passa também por sua capacidade de traduzir esporte em cultura, criando vínculos e contando histórias.

O conteúdo desta publicação foi retirado da newsletter semanal Engrenagem da Máquina, da Máquina do Esporte, feita para profissionais do mercado, marcas e agências. Para receber mais análises deste tipo, além de casos do mercado, indicações de eventos, empregos e mais, inscreva-se gratuitamente por meio deste link. A Engrenagem conta com uma nova edição todas as terças-feiras, às 9h09.