A Uefa anunciou uma pequena mudança na final da Champions League 2025/2026, que nem sequer teve a fase de liga iniciada. Por motivos logísticos, a partida, que será disputada em Budapeste, na Hungria, foi antecipada em três horas, das 20h para as 17h (horário de Greenwich).
De acordo com a entidade, a intenção é otimizar as operações para “aprimorar a experiência geral do dia do jogo para torcedores, equipes e cidades anfitriãs”. No horário de Brasília, a final passa das 16h para as 13h.
“Colocamos a experiência dos torcedores no centro do nosso planejamento. A final da Champions League é o ponto alto da temporada de futebol, e o novo horário tornará a decisão mais acessível, inclusiva e impactante para os envolvidos”, disse Aleksander Ceferin, presidente da Uefa.
Com as mudanças, a Uefa espera que os torcedores tenham melhor acesso ao transporte público, principalmente após o final da partida, para um retorno mais confortável e seguro.
Além disso, a decisão deve potencializar o impacto financeiro gerado pelo evento. Com a partida terminando mais cedo, os torcedores poderão seguir com as comemorações pela cidade após o final do jogo.
“Embora o início às 20h seja adequado para partidas durante a semana, um início mais cedo da final no sábado significa que termina mais cedo e oferece aos torcedores a oportunidade de aproveitar o resto da noite com amigos e familiares”, ressaltou Ceferin.
Por fim, o adiantamento cria uma janela de transmissão mais acessível ao redor do mundo, o que pode causar um aumento de audiência.
“Um início de jogo mais cedo torna os passeios de um dia mais viáveis, reduz o estresse da viagem e permite que os torcedores aproveitem o evento sem se preocupar com a logística noturna”, comentou Ronan Evain, executivo da Football Supporters Europe, organização representante dos torcedores de futebol na Europa.
A final da Champions League 2025/2026 será disputada na Puskás Arena, em Budapeste, na Hungria. A decisão está marcada para o dia 30 de maio de 2026, um sábado.