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Visit Ruanda adentra mercado dos EUA com acordos com Los Angeles Clippers e Los Angeles Rams

Marca de turismo do país africano se tornou patrocinadora de franquias da NBA e da NFL

Visit Ruanda se tornou patrocinador de LA Rams e LA Clippers - Divulgação

Visit Ruanda se tornou patrocinadora do Los Angeles Rams e do Los Angeles Clippers - Divulgação

A Visit Ruanda, marca oficial de turismo do Conselho de Desenvolvimento de Ruanda (RDB, na sigla em inglês), anunciou parcerias com Los Angeles Clippers (NBA) e Los Angeles Rams (NFL). Os acordos marcam a entrada da marca africana no mercado norte-americano, após anos de atuação no futebol europeu.

“O esporte conecta pessoas, unindo comunidades por meio de valores compartilhados de excelência e aspiração”, afirmou Jean-Guy Afrika, diretor-executivo do RDB.

“Por meio de patrocínios com o LA Clippers e o LA Rams, Ruanda e Los Angeles se unem para promover o espírito do esporte”, acrescentou.

Propriedades

A parceria com os Clippers inclui o patrocínio do patch de camisa, além do título de patrocinadora oficial de turismo da equipe e de café do Intuit Dome, nova arena da franquia.

Já com os Rams, o Visit Ruanda passa a ser patrocinador oficial internacional de turismo, com presença no SoFi Stadium e no Hollywood Park (complexo que engloba a arena da franquia).

Ativações

Os contratos preveem ações comunitárias tanto em Los Angeles quanto em Ruanda, como reformas de quadras e clínicas de treinamento.

No SoFi Stadium, a marca terá direitos de ativação em áreas como o West Owners Club (Nível 2) e o North Canyon Basin (Nível 3).

“Esse engajamento nos permite exportar a beleza natural incomparável e a extraordinária biodiversidade de Ruanda para o povo de Los Angeles, bem como para os fãs da NBA e da NFL em todos os lugares”, disse Afrika.

Histórico

Até então, a Visit Ruanda concentrava seus esforços de patrocínio no futebol europeu, com acordos com Arsenal, PSG, Atlético de Madrid e Bayern de Munique.

Em 2025, a marca renovou os contratos com os times de Paris e de Munique, e adicionou o Atlético de Madrid à lista, apesar de intensas pressões para que os clubes encerrassem os vínculos por conta de acusações de sportswashing (prática de indivíduos, grupos, corporações ou governos de usar o esporte para melhorar a própria reputação) por parte de grupos de direitos humanos.

A entrada nos esportes dos EUA ocorre em meio à expansão da NBA na África. A liga anunciou que começará a vender franquias da Basketball Africa League (BAL) nos próximos meses.

Polêmica

As parcerias acontecem em um contexto de críticas ao governo de Ruanda. O país enfrenta acusações de apoio ao grupo rebelde M23, que atua na vizinha República Democrática do Congo. Um cessar-fogo entre os países foi firmado em junho.

Uma reportagem da ESPN publicada em 2024 apontou que a relação da NBA com o presidente Paul Kagame foi determinante para a expansão da liga no continente africano, apesar de denúncias feitas por organizações de direitos humanos. As acusações incluem prisão, tortura e assassinato de opositores políticos, além do uso de crianças-soldado na República Democrática do Congo.