O Barcelona e o Spotify anunciaram que o cantor Ed Sheeran será o destaque do próximo “jersey takeover”, nome dado à iniciativa de marketing da plataforma de streaming com o clube, em que a logomarca da empresa é substituída por algo que remete a um(a) cantor(a), a uma banda ou a uma música. No El Clásico contra o Real Madrid, marcado para 26 de outubro, os jogadores do Barça entrarão em campo com o logotipo de “Play”, novo álbum do artista britânico, estampado na camisa.
“O amor genuíno de Ed pelo jogo e seu alcance global como artista tornaram natural colocar ‘Play’ na frente da camisa do Barça”, disse Marc Hazan, vice-presidente sênior de parcerias e marketing do Spotify.
A ação marca a sétima edição da parceria entre Spotify e Barcelona, que já levou nomes como Drake, Rosalía, The Rolling Stones, Karol G, Coldplay e Travis Scott ao uniforme blaugrana. Esta será a primeira vez que um artista pop solo masculino estampará a camisa do clube.
“As músicas do Ed fazem parte da nossa playlist no vestiário há muito tempo, então ver o novo álbum dele na nossa camisa para o El Clásico é algo especial”, contou Robert Lewandowski, atacante do Barcelona.
Integração
O lançamento da camisa coincide com a divulgação do álbum “Play”, oitavo trabalho de estúdio de Ed Sheeran.
Segundo o Spotify, a escolha do artista reflete o alinhamento entre a proposta musical do álbum e os valores de criatividade e conexão promovidos pelo clube catalão.
“Ver meu novo álbum ‘Play’ na camisa do Barça é um orgulho enorme. Sou grande fã de futebol e do Barcelona, e adoro poder unir os mundos da música e do futebol de um jeito tão divertido”, afirmou Ed Sheeran.
Ativações
Pela primeira vez, o “jersey takeover” também será incorporado ao universo dos games. A partir de 23 de outubro, a camisa com o logotipo de “Play” estará disponível no eFootball, jogo com mais de 900 milhões de downloads, permitindo que os usuários joguem com o uniforme virtualmente.
“A mudança do logotipo se tornou um dos momentos mais icônicos de cada temporada e exemplifica como a colaboração entre o Barcelona e o Spotify continua explorando com sucesso até onde podemos chegar com essa união entre esporte e música”, destacou Manel del Río, gerente-geral do Barcelona.
Além disso, será lançada uma coleção de produtos inspirada na temporada 2004/2005, período em que Ed Sheeran começou a gravar o álbum. A linha inclui uma camisa retrô e peças que combinam elementos da identidade criativa do cantor com a herança do clube.
Distribuição
Ao todo, serão disponibilizadas 1.899 camisas de edição limitada, número que faz referência ao ano de fundação do clube catalão. As peças estarão à venda nas lojas físicas oficiais do Barcelona na Espanha e na loja on-line a partir das 5h (horário de Brasília) desta quarta-feira (15).
Vale lembrar ainda que o time feminino do Barcelona também usará o uniforme com o logotipo de “Play”, antes mesmo do masculino. A estratégia ocorrerá no próximo domingo (19), na partida contra o Granada, válida pela Liga F.