A WSL Football, nome pelo qual é conhecido o campeonato inglês de futebol feminino, anunciou uma parceria com a Apple em busca de impulsionar a competição por meio da padronização do acesso à tecnologia.
Com a parceria, clubes e dirigentes envolvidos na liga receberão produtos da Apple. MacBook Pro, iPad Pro, iPad Air, iPhone 17 Pro e AirPods Pro 3 estão envolvidos no acordo.
LEIA MAIS: Apple fecha com Fórmula 1 e transmitirá categoria com exclusividade nos EUA até 2030
A intenção é impulsionar o desempenho esportivo das equipes a partir do maior acesso a tecnologias de ponta. Por intermédio da parceria, os clubes poderão utilizar os produtos da Apple na beira do gramado, por exemplo.
“Em essência, vemos isso como uma colaboração baseada na ambição compartilhada de impulsionar uma transformação significativa, e a Apple tem um histórico notável de revolucionar setores por meio de seus produtos”, disse Zarah Al-Kudcy, diretora de receitas da WSL Football.
As comissões técnicas passarão a ter acesso a análises de vídeo e dados sobre partidas e treinos, que devem auxiliar em tomadas de decisão importantes durante a temporada, além do desenvolvimento das jogadoras.
Os processos dos dias de jogo (matchday) também serão impulsionados pela integração entre os produtos da Apple. Com isso, a WSL Football espera aumentar a eficiência na administração das partidas.
Tecnologia
Para além da exposição e inserção dos produtos da Apple nos jogos das duas primeiras divisões do futebol feminino inglês, a parceria tem como um dos focos principais diminuir a lacuna existente entre clubes de elite e equipes de menor expressão.
“Ao alavancar seus produtos, estamos capacitando as equipes com ferramentas que podem transformar o desempenho em campo e criar um ambiente de jogo mais equilibrado em todas as ligas”, exaltou Zarah Al-Kudcy.
Ao padronizar o acesso à tecnologia, a WSL Football aumenta a possibilidade de evolução de equipes com menores condições financeiras, o que gera um campeonato de maior nível e, consequentemente, maior apelo.
Histórico
Esta não é a primeira vez que a Apple realiza parcerias como essa com ligas esportivas. A gigante norte-americana também possui acordos parecidos com Major League Baseball (MLB), National Hockey League (NHL) e World Surf League (WSL).
“Estamos entusiasmados em trabalhar com a WSL Football e ajudar cada jogador, treinador, analista e árbitro a elevar seu nível de jogo com a Apple”, apontou Scott Brodrick, gerente mundial de marketing de produtos da Apple.
“Nosso objetivo é possibilitar a inovação dentro e fora de campo e, ao colocar nossos produtos nas mãos das atletas mais habilidosas do futebol, estamos entusiasmados com o que podemos alcançar coletivamente pelo futebol feminino”, acrescentou.
O uso de competições esportivas para divulgação de produtos também não é novidade. Recentemente, a Apple passou a usar iPhones 17 Pro como câmeras de transmissão em jogos da MLB, com a intenção de divulgar as capacidades de filmagem dos aparelhos recém-lançados.
Modelo de parceria
A parceria entre WSL Football e Apple se aproxima da estratégia adotada pela National Football League (NFL) com patrocinadores. A principal liga esportiva do mundo norteia os acordos pela busca de soluções que evoluam o esporte.
Com princípios parecidos aos procurados pela WSL no acordo com a Apple, a NFL tem parcerias com Microsoft e Sony, entre várias outras, que são voltadas para o fornecimento de tecnologias para tornar o jogo mais competitivo.
Por meio de parcerias com empresas do tipo, a NFL também impulsiona as marcas a desenvolverem novas tecnologias e possibilidades para o futebol americano.