Pular para o conteúdo

Governo brasileiro lança Rota Turística de Futebol do Mercosul para promover turismo esportivo

Projeto integrará destinos na América do Sul que possuem relevância histórica no futebol para aumentar o fluxo turístico entre países do bloco e gerar oportunidades de desenvolvimento regional

Rota Turística de Futebol do Mercosul integrará destinos na América do Sul que possuem relevância histórica no futebol - Divulgação

O Governo do Brasil lançou, nesta quarta-feira (22), a Rota Turística de Futebol do Mercosul. Como parte da agenda do país na presidência Pro Tempore do bloco, os Ministérios do Turismo e do Esporte decidiram promover debates sobre o turismo esportivo no continente.

A iniciativa foi criada com a intenção de integrar destinos na América do Sul que possuem relevância histórica no futebol. O projeto pretende aproveitar a paixão dos países do bloco pelo esporte para aumentar o fluxo turístico internacional entre eles.

Segundo dados da Fifa e de órgãos oficiais de turismo, mais de 60% da população sul-americana se declara torcedora ativa de futebol, e os clubes locais movimentam não apenas torcidas, mas também circuitos econômicos, culturais e turísticos.

Também há a intenção de fortalecer a marca “Visit South America” e gerar novas oportunidades de desenvolvimento regional. Estádios de Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai estarão na rota.

“O futebol é uma potência que gera emprego e renda, indo além da paixão nacional. A iniciativa do Ministério do Turismo, em parceria com o Ministério do Esporte, é a oportunidade de deixar um legado com a realização da primeira Copa do Mundo Feminina na América do Sul”, disse Patrick Corrêa, secretário nacional de futebol e defesa dos direitos do torcedor do Ministério do Esporte.

O encontro incluiu também a apresentação de ações voltadas à segurança e à proteção no turismo, como o programa “Estádio Mais Seguro”, do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Veja abaixo a lista de locais que fazem parte da primeira fase do projeto:

  • Brasil: Maracanã, Allianz Parque, Neo Química Arena, Arena BRB Mané Garrincha, Beira-Rio, Arena do Grêmio, Museu Pelé, Vila Belmiro, Arena Castelão, Estádio Mangueirão, Museu do Futebol, Museu do Flamengo e Museu do Botafogo
  • Argentina: La Bombonera, Mâs Monumental, Presidente Perón, Uno de La Plata e Gigante de Arroyito
  • Uruguai: Centenário
  • Paraguai: Museu da Conmebol
  • Chile: Parque Estádio Nacional
  • Bolívia: Hernando Siles, Ramón Tahuichi Aguilera e Félix Caprile