Pular para o conteúdo

Costa do Sauípe Open vira trunfo para posicionamento de marcas

Torneio realizado na última semana foi usado pelos patrocinadores para aproximar-se de um público estratégico

Vila do Tênis contou com ativações dos patrocinadores do Costa do Sauípe Open - João Pires / Try Sports

Vila do Tênis contou com ativações dos patrocinadores do Costa do Sauípe Open - João Pires / Try Sports

O Costa do Sauípe Open, torneio da categoria Challenger 125 da ATP realizado na última semana no complexo hoteleiro localizado no litoral norte da Bahia, foi usado por alguns dos seus principais patrocinadores como uma plataforma para posicionar suas marcas diante do público.

Aviva, iFood Benefícios, Inni e Stella Artois estiveram presentes na competição, que teve o argentino Roman Burruchaga como vencedor na disputa de simples e os brasileiros Guto Miguel e Eduardo Ribeiro campeões nas duplas.

As quatro marcas usaram estratégias diferentes com o intuito de aproveitar o patrocínio ao torneio para se relacionar com o tênis e, assim, se posicionar no mercado.

Novos públicos

Dona do complexo hoteleiro da Costa do Sauípe, a Aviva foi quem mais investiu na competição. A empresa foi a responsável por bancar toda a estrutura para organizar o Challenger e, assim, reencontrar um público que se afastou do complexo do Sauípe na última década.

“É um momento de reposicionamento dos nossos produtos. Começamos um trabalho desde 2021, e o tênis vem para consolidar isso. Ele está muito vinculado ao produto Grand Premium. Nós fizemos uma pesquisa com os clientes e havia uma conexão emocional com o tênis, então a gente resolveu trazer de novo esse resgate do Sauípe com o tênis”, contou Alessandro Cunha, CEO da Aviva, em entrevista à Máquina do Esporte.

O esporte é a tônica para essa nova estratégia da marca para o complexo, que em 2027 deve abrir um parque aquático para atrair um público mais familiar.

“A ideia é ter um calendário de esporte para todo o ano”, disse Cunha.

Quem também usou o Costa do Sauípe para “estrear” no tênis foi a iFood Benefícios, marca de vale-refeição do iFood. A empresa patrocinou o torneio e usou-o como plataforma de relacionamento com o cliente coprorativo. Uma clínica de tênis para convidados foi utilizada como uma das formas de vincular a marca ao esporte.

“A gente valoriza muito uma plataforma de saúde e bem-estar, e o tênis conecta a gente com pessoas e nos traz oportunidades de nos conectar com os líderes das empresas e que têm interesse por tênis. E a gente consegue criar experiências e, consequentemente, gerar negócios a partir disso”, ponderou Daniela Zylberkan, diretora de marketing da iFood Benefícios.

Imagem reforçada

Marcas que já investem no tênis também usaram o torneio para reforçar o projeto voltado à modalidade. Fabricante de bolas e vestuário para o tênis, a Inni entrou no Sauípe Open para “travar” o segmento. Com a loja oficial da competição, esgotou a linha de vestuário com a marca do torneio, além de apresentar a linha voltada para a modalidade.

“A Inni não é mais só a bolinha, que fez a Inni ficar famosa. A gente está em um momento de crescimento de portfólio, e a gente está caminhando para lançar cada vez mais produtos para ser uma marca completa de tênis e nesse momento estamos criando produtos novos. Aqui, no Sauípe Open, a gente teve a oportunidade de ser a bola oficial, a marca esportiva oficial, trouxemos a loja. Para nós, é uma honra estar em um mercado expressivo e importante como esse”, destacou Leonardo Giostri, sócio-diretor da Inni.

Da mesma forma, a Stella Artois, que neste ano passou a ter Gustavo Kuerten, o Guga, como embaixador, criou uma história para ativar o patrocínio ao Sauípe Open. Foi no complexo baiano que, em 2004, Guga conquistou seu último título, quando o local recebia o extinto Brasil Open, um torneio da categoria ATP 250.

“Quando a gente fala de torneio de tênis no Brasil, Costa do Sauípe tem uma história, tem um passado emblemático e simbólico. E a gente tem um embaixador da marca que é o Guga, então a gente trouxe um cálice especial, feito com a areia do Sauípe. Isso ajuda a renascer essa história, através do Guga, de Stella com a Costa do Saúipe. É um compromisso nosso de ajudar no crescimento do evento”, afirmou Mariana Dedivitis, diretora de marketing da Stella Artois.

* O repórter viajou a convite da Try Sports, co-organizadora do Costa do Sauípe Open