O Hampden Park será renomeado após a Associação Escocesa de Futebol (SFA, na sigla em inglês) anunciar o banco Barclays como o primeiro parceiro detentor dos naming rights do histórico estádio nacional do país.
“O desejo do banco de apoiar o futebol escocês, em todos os níveis, tem sido claro”, contou Ian Maxwell, diretor-executivo da SFA.
“O impacto do investimento será sentido dentro das instalações do Barclays Hampden e muito além delas”, completou o executivo.
O acordo, cuja duração não foi divulgada, prevê pagamento de cerca de £ 1 milhão (US$ 1,3 milhão) por ano, segundo noticiou o jornal Scottish Sun.
Parceria
Como parte do contrato, o Barclays também se tornará parceiro oficial das competições da Copa da Escócia masculina e feminina, além de patrocinador principal do Programa de Desempenho Next Gen Girls. A empresa abrirá ainda um espaço para eventos vips no estádio a partir do próximo ano.
“Reconhecemos que, como um patrimônio nacional valioso, o estádio nacional merecia o parceiro certo, e sabemos que encontramos exatamente isso no Barclays. Uma instituição de renome mundial, comprometida com a Escócia e com o futebol escocês em todos os níveis”, destacou Brendan Napier, diretor comercial da Scottish Football Marketing.
“Desde a primeira conversa, não poderíamos estar mais entusiasmados com a parceria com a equipe do Barclays”, acrescentou.
Eventos
Inaugurado em 1903 na cidade de Glasgow e com capacidade atual para 52 mil pessoas, o Hampden Park está programado para receber seis partidas durante a Euro 2028, incluindo uma das quartas de final e todos os três jogos da fase de grupos da Escócia, caso a seleção se classifique.
O local detém o recorde de público em um jogo internacional na Europa. Em 1937, 149.415 torcedores assistiram ao jogo entre Escócia e Inglaterra, válido pelo Campeonato Britânico. O time da casa venceu por 3 a 1.
A seleção masculina da Escócia garantiu recentemente vaga na Copa do Mundo de 2026, que será nos Estados Unidos, Canadá e México. Já a equipe feminina jogará as Eliminatórias da Copa do Mundo de 2027, que será no Brasil, a partir do ano que vem.
“Nossa parceria com a Associação Escocesa de Futebol reflete o investimento contínuo do Barclays no Reino Unido e na Escócia. A Escócia é fundamental para a nossa estratégia de longo prazo”, salientou Stephen Flaherty, diretor de tecnologia e chefe de serviços de infraestrutura tecnológica do Grupo Barclays.
Com a iniciativa, o Barclays adiciona os direitos de nomeação do Hampden Park ao portfólio de parcerias do banco, que já inclui o patrocínio máster da Superliga Feminina da Inglaterra, principal torneio de futebol feminino do país.
“Essa parceria é mais um marco importante na nossa busca contínua pelo crescimento comercial, pela expansão de recursos para empresas escocesas e pela oferta de maior variedade no mercado. A parceria com a Associação Escocesa de Futebol reforça ainda mais a nossa ambição”, declarou Flaherty.
