Na noite da última segunda-feira (8), o público brasileiro foi apresentado, de forma mais clara, a um novo tipo de ativação de patrocínio esportivo que começa a ficar cada vez mais comum no mercado.
O Miami Invitational, evento festivo reunindo alguns dos grandes nomes do tênis mundial, serviu como plataforma para o Itaú reforçar a conexão com a modalidade e “tomar conta” do evento. Desde o fato de ter Carlos Alcaraz em quadra vestido com uma emblemática camisa de cor laranja, a mesma cor do banco, passando pela transmissão ao vivo no Sportv e na GeTV com chamadas ao longo da programação jornalística da TV Globo, e chegando na plateia, com a presença de Ronaldo Fenômeno, embaixador da marca.
O Miami Invitational foi a plataforma de entretenimento que o Itaú usou para, ainda, se apropriar indiretamente da imagem de João Fonseca, prodígio brasileiro do tênis que já tem a XP Investimentos para chamar de sua.
“O Itaú faz acontecer! João Fonseca e Carlos Alcaraz duelam no Miami Invitational, e você assiste ao vivo e com imagens na GeTV! O Miami Invitational é apresentado pelo Itaú”. Essa foi a chamada que o canal da Globo no YouTube fez para atrair o público para o evento.
Mais do que a bolada investida e a iniciativa de “tomar conta” de um evento internacional, a ação envolvendo o Miami Invitational no meio das férias do calendário do tênis mostra uma nova tendência para o esporte continuar atraindo receita e entregando valor aos patrocinadores.
Uma nova era
Para além do evento principal, as marcas têm procurado maneiras mais suaves de fazer parte da conversa e aproximar-se do público fanático por esporte. Estamos adentrando a era do entretenimento esportivo.
Essa, aliás, foi uma provocação que fiz durante o encerramento do 4º Fórum Máquina do Esporte, realizado há cerca de 20 dias. Grandes eventos como Rio Open e GP São Paulo de Fórmula 1 têm adotado estratégias para criar opções que vão além do esporte para o público. Não só para ter a atenção do fã por mais tempo, mas, claramente, para entregar mais aos patrocinadores.
Com a experiência do evento ao vivo sendo o grande objeto de desejo das pessoas atualmente, o entretenimento ganhou mais força dentro do esporte. Com valores cada vez mais escalados para comprar uma propriedade de patrocínio, as marcas têm olhado alternativas para criar experiências memoráveis aos consumidores.
O Miami Invitational foi mais um exemplo de que o entretenimento esportivo é uma nova tendência para que os atletas e promotores faturem ainda mais e levem, aos fãs e às marcas, um jeito mais descontraído e inesquecível de curtir o esporte.
Erich Beting é fundador e CEO da Máquina do Esporte, além de consultor, professor e palestrante sobre marketing esportivo
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