A Adidas anunciou uma nova parceria com a Confederação Brasileira de Basquete (CBB). A partir de 2027, a empresa alemã será fornecedora de material esportivo para todas as categorias da entidade, englobando as seleções adultas e de base, no masculino e no feminino, além do basquete 3×3.
O acordo contempla a disponibilização de produtos de performance e vestuário para uso dentro e fora das quadras. A movimentação ocorre um ano após a marca confirmar contrato com o Comitê Olímpico do Brasil (COB), com foco na preparação para os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028.
“Estar ao lado da CBB é resgatar a história vitoriosa de uma parceria que voltará a celebrar grandes conquistas novamente tendo o Brasil de três listras”, afirmou Olivier Gianina, diretor-geral da Adidas no Brasil.
A CBB teve parceria com a Nike de 2010 até 2024, ano dos Jogos Olímpicos de Paris. À ocasião, a seleção masculina chegou às quartas de final, sendo eliminada pelos EUA, que acabaram com o ouro, após derrota por 122 a 87.
Indefinição
No ano passado, a seleção nacional ainda usou um estoque remanescente da Nike. Segundo a Máquina do Esporte apurou, neste ano, ainda há indefinição sobre qual equipamento será utilizado pelo Brasil.
Uma possibilidade é que a seleção vista uma marca própria da CBB. Outra é que a Adidas forneça um uniforme provisório até que o contrato efetivamente entre em vigor e o enxoval completo seja enviado às equipes nacionais.
Peak
Antes de fechar com a Adidas, outras marcas já haviam se interessado pelo basquete brasileiro. A Peak, que teve contrato com o COB de 2017 a 2024, mirou investimento no basquete quando finalmente conseguiu expandir suas operações ao Brasil, no ano passado, em parceria com a ABN8 Trading.
A modalidade é uma das prioridades da marca chinesa. Porém, por sugestão de Alfredo Novais, CEO da ABN8 Trading, os chineses decidiram focar no mercado de running por aqui. Na América do Sul, acabaram fechando com a seleção argentina de basquete.
Retorno
A relação entre Adidas e CBB remete a décadas passadas. Em 1987, a empresa fornecia os uniformes da seleção brasileira durante a conquista da medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Indianápolis, nos Estados Unidos, quando o time masculino venceu a seleção da casa. No feminino, a marca vestiu a equipe em outro momento histórico: o ouro no Pan-Americano de 1991, realizado em Havana, em Cuba.
“CBB e Adidas têm uma linda história juntos, e, para nós, é uma felicidade vestir as três listras de novo”, destacou Marcelo Sousa, presidente da CBB.
“Estar ao lado de um gigante mundial e de um seleto grupo de países reforça o peso do basquete brasileiro na atualidade, sua tradição, e tenho certeza de que juntos vamos conquistar muito daqui em diante”, completou o dirigente.
Além dos uniformes de jogo e treino para as seleções, os produtos estarão disponíveis para venda ao público em geral em lojas físicas e digitais a partir do próximo ano.
