A NBA e o Departamento de Cultura e Turismo (DCT) de Abu Dhabi anunciaram a extensão de sua parceria comercial. O novo acordo garante a continuidade da realização de jogos de pré-temporada no Oriente Médio e define a criação de uma academia na capital dos Emirados Árabes Unidos, voltada ao desenvolvimento de jogadores.
Embora os termos financeiros não tenham sido divulgados, projeções de mercado estimam que a extensão, com duração prevista de nove anos, possa ultrapassar a cifra de US$ 300 milhões. O cálculo toma como base os valores pagos pelo DCT à Euroliga em 2025, que giraram em torno de € 25 milhões para sediar o Final Four da competição.
“A extensão da nossa parceria com a NBA fortalece ainda mais a posição de Abu Dhabi como a nova casa do basquete no Oriente Médio e reforça o compromisso com nossa juventude, inspirando a comunidade, diversificando a economia e elevando o status do emirado como destino global”, disse Mohamed Khalifa Al Mubarak, presidente do DCT Abu Dhabi.
O movimento ocorre em um cenário de expansão global da liga norte-americana. Atualmente, a NBA e a Federação Internacional de Basquete (Fiba) discutem a criação de uma nova liga na Europa.
O DCT possui laços com o Manchester City, apontado como uma das franquias interessadas em uma vaga no novo torneio. O clube inglês também detém participação na Co-Op Live Arena, local previsto para receber um jogo da temporada regular da NBA em 2027.
Retrospecto
A NBA realiza partidas de pré-temporada em Abu Dhabi desde 2022. As edições anteriores contaram com confrontos entre Milwaukee Bucks e Atlanta Hawks (2022), Dallas Mavericks e Minnesota Timberwolves (2023), Boston Celtics e Denver Nuggets (2024), além de New York Knicks e Philadelphia 76ers na pré-temporada de 2025.
A região também recebeu a seleção dos Estados Unidos em preparações para a Copa do Mundo de 2023 e para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. A expectativa é que a equipe retorne ao país visando a Copa do Mundo do Catar 2027.
“Nossa colaboração com o DCT Abu Dhabi tem sido fundamental para o crescimento da participação e do número de fãs de basquete nos Emirados Árabes e em todo o Oriente Médio”, diz Mark Tatum, vice-comissário e diretor de operações da NBA.
Segundo a liga, com base em dados da YouGov, a participação no basquete aumentou 60% nos Emirados Árabes e a base de fãs cresceu mais de 25% desde o início da série de jogos, em 2022.
A planejada NBA Global Academy funcionará durante todo o ano e servirá como centro do programa de desenvolvimento acadêmico e esportivo para atletas estudantes do ensino médio de diversas partes do mundo. O projeto também prevê atividades voltadas para o público feminino na região.
