Pular para o conteúdo

Nike lança calçado desenvolvido com base em neurociência

Objetivo é ajudar a ativar o foco e o equilíbrio mental nos atletas antes e depois das competições

Calçados são capazes de estimular áreas sensoriais do cérebro por meio da sola do pé e intensificar a percepção corporal do atleta - Divulgação / Nike

A Nike anunciou, nesta segunda-feira (26), o lançamento do primeiro calçado desenvolvido pela marca com base em neurociência. O objetivo é ajudar a ativar o foco e o equilíbrio mental nos atletas antes e depois das competições.

São dois modelos: o Nike Mind 001 (mule) e o Nike Mind 002 (sneaker). Ambos são capazes de estimular áreas sensoriais do cérebro por meio da sola do pé e intensificar a percepção corporal do atleta, conectando-o ao presente e ampliando sua consciência física e mental. Neste primeiro momento, apenas o mule estará disponível no mercado brasileiro e já pode ser adquirido no site e no aplicativo da Nike, além de lojas selecionadas.   

“O Nike Mind é um novo conceito de calçado sensorial que ajuda a reativar o pé, o corpo e a mente. Representa um novo paradigma de performance e um vislumbre de como podemos potencializar os atletas no futuro”, explicou Eric Avar, vice-presidente e diretor criativo de inovação da Nike.

Os dois modelos são resultados de mais de 10 anos de pesquisa e engenharia da marca norte-americana, mais especificamente do Nike Mind Science Department, uma divisão do Nike Sport Research Lab (NSRL) dedicada a aprofundar o entendimento sobre a conexão entre corpo e mente. Lá, os neurocientistas da Nike estudam atividade cerebral, cognição e sistema nervoso de atletas em movimento, gerando insights que servem como inspiração para uma nova categoria de produtos e serviços voltados para preparação, treinamento, competição e recuperação.

Ao todo, cada calçado conta com 22 cápsulas independentes de espuma, fixadas a um material flexível e resistente à água que permite que elas funcionem como pistões sensoriais, reproduzindo a sensação, e até a textura, do solo sob os pés. A ideia é que essa interação aprimore a consciência corporal, reduza distrações e aumente a concentração.

O Mind 001 oferece praticidade e conforto com o formato mule, enquanto o Mind 002, na versão sneaker, proporciona maior sensação e suporte, mantendo o pé firmemente ancorado à palmilha.

“Há 45 anos, a Nike estuda o corpo em movimento, como os músculos se contraem, como as articulações se movem e como o oxigênio impulsiona a performance. Agora, estamos expandindo para a mente. Ao estudar percepção, atenção e resposta sensorial, estamos explorando novas formas de ativar a conexão entre cérebro e corpo. Não se trata apenas de correr mais rápido, trata-se de sentir-se mais presente, focado e resiliente. Esse é o próximo passo da performance”, destacou Matthew Nurse, vice-presidente e diretor científico da Nike.

Vale lembrar que o Nike Mind é uma das quatro novidades tecnológicas apresentadas pela marca em dezembro do ano passado, ao lado do avanço em vestuário Therma-Fit, da tecnologia de absorção de suor Aero-FIT e do Projeto Amplify, sistema de calçado com propulsão para corrida e caminhada.